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Portal Competência

26 de maio de 2014
Marcelo Leal


O tão temido, e simples, pedido de indicações!

Percebo uma fonte inesgotável de novos negócios permeando o dia a dia das mesas de reunião e showrooms de vendas em todo o Brasil

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No que concerne a produtos de maior envolvimento, perceba que ninguém acorda um belo dia e pensa: “Vou comprar um carro, um imóvel, uma motocicleta”.

Os consumidores geralmente constroem o conceito da compra ao longo de um período. Perguntam ao círculo de amigos, aos colegas de trabalho ou aos vizinhos sobre como estão se comportando aqueles produtos comprados e utilizados por eles. Então, a partir de experiências bem sucedidas desses colegas/amigos, esse consumidor decide quais são as melhores opções de compra e começa sua própria pesquisa.

Contudo, existe uma maneira de “cortar caminho “e ir no sentido inverso, ou seja, o vendedor solicitar a seu cliente o contato desses ‘amigos’ que lhe pediram informações e dicas. Basta que o profissional que está negociando, em especial nas experiências de compra impecavelmente agradáveis, formule a tão simples: “Desculpe ser indelicado com o Senhor, mas quais de seusamigos gostam de produtos refinados como o do senhor (o que acabou de comprar) e que gostariam de receber nossa ligação? Qual o telefone deles?”

Lembre-se de que o “não” você já tem! O que está faltando para você aumentar seu desempenho em vendas pedindo indicações? Experimente, constate e venda ainda mais! Bons negócios e saúde.



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.