Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Eduardo Shinyashiki


Supere seus limites individuais

Para alcançar os objetivos e modificar comportamentos limitantes aja com foco

Supere-seus-limites-individuais

A cada dia, novos desafios se apresentam a todos os indivíduos, inúmeras são as dificuldades que surgem e decisões que devemos tomar. Crescemos, passamos por decepções, conquistamos vitórias, aprendemos com os erros, mas parece que sempre ficam alguns hábitos limitantes que persistem em fazer parte da nossa vida. Ou melhor, a gente insiste em ter hábitos que não são positivos, responsáveis apenas por frustrações. E todo começo de ano fazemos a promessa de entrar no novo ciclo de braços abertos para as mudanças. Porém, no dia a dia, de fato, poucas transformações acontecem.

Para alcançar os objetivos e modificar comportamentos limitantes, é preciso agir com foco, atenção, autoconfiança, determinação, gerando, assim, a automotivação. Todos podemos ter um alto desempenho na vida, conseguir um estado interno motivado, manter o foco nos objetivos e obter um equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites. Para tanto, algumas reflexões merecem destaque:

  • As pessoas com alto rendimento reconhecem e trabalham para atingir equilíbrio entre os aspectos físico, mental, emocional e espiritual como um recurso essencial para criar uma vida pessoal e profissional de sucesso. Alinhar as intenções com as ações, as emoções com os comportamentos, reconhecendo o elemento espiritual presente em cada um de nós, leva à sabedoria da alma, à realização dos resultados e à prosperidade.
  • Aqueles que buscam tal equilíbrio sabem alcançar um estado interno em que se atinge uma concentração intensa e automática, criando uma sensação interna de confiança e motivação. Por meio da concentração e da autorreflexão, pode-se atingir um nível de autoconsciência que possibilita controlar e direcionar os pensamentos.
  •  Quem é focado em realizar reconhece o poder da atenção. Usa a concentração como instrumento para direcionar a mente nos objetivos e vontades importantes naquele momento, sem se distrair e agir de forma improdutiva.
  • Muitos utilizam o exercício mental para treinar internamente uma atitude ou comportamento. Educam a mente a imaginar e visualizar como eles querem ser e agir para fortalecer a experiência real quando precisarem daquela ação e desempenho. Estarão, assim, mais preparados porque “aqueceram” os circuitos neurais do cérebro e criaram uma mentalidade vencedora.
  • Quem se concentra no presente está constantemente aprendendo com o passado e tendo a visão do futuro. Segue focado naquilo que está ao seu alcance, como a sua preparação, formação, treinamento e aprendizado.
  • As pessoas focadas em transformar hábitos limitantes cultivam as qualidades de persistência, determinação e expansão do poder interior para superar os obstáculos e não sucumbir às dificuldades.
  • Todos os dias temos a oportunidade de redecidir e de nos reinventar; rever as decisões tomadas em algum momento da nossa vida, corrigir a rota e mudar de direção.
  • Todos nós podemos criar voluntariamente estes estados internos, transformar atitudes, treinar novas formas de pensar, de sentir, inovar a nossa maneira de agir, fortalecer uma mentalidade vencedora, mesmo nas atividades cotidianas. Podemos utilizar e colocar em prática todo o nosso imensurável potencial, redirecionar o foco, as escolhas, e abrir a mente e o coração para as ricas possibilidades que a vida oferece.


Eduardo Shinyashiki

É palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.