Esqueceu sua senha?

Portal Competência

27 de novembro de 2013
Samuel Marques


Sua mulher gasta demais? Eu tenho a solução!

O que os homens podem fazer em relação a isso?

Sua mulher gasta demais Eu tenho a solucao

Tenho realizado seminários de finanças pessoais para mulheres. Criei este produto como uma consequência natural da minha extensa convivência com 7 mulheres especiais: minha mãe, minha sogra, três irmãs, uma sócia e a Ana Lúcia com quem tive a sorte de me casar 18 anos atrás.

Durante a palestra inicial eu desmonto a teoria de que mulher gasta demais.  Este clichê sem graça sempre surge nas conversas de botequim entre os homens e infelizmente habita o consciente e o inconsciente das próprias mulheres sem que haja uma razão para isto.

Confesso que a princípio eu também tinha uma certa inclinação para considerar as mulheres como seres gastantes desde o ventre. Mas certa vez alguém me perguntou: quem gasta mais, o homem ou a mulher? E eu resolvi descobrir uma resposta com base nos números.

Fiz então uma séria pesquisa tendo como base do experimento a minha própria planilha de finanças pessoais, alimentada há anos com riqueza de detalhes. Caso você queira utilizar a mesma planilha que eu é só baixar – gratuitamente – no meu site.

Fui separando nossas últimas aquisições e descobri – pasmem! – que praticamente todas elas eram feitas pelas minha querida esposa.

“Está comprovado” – pensei eu ao estilo do eureka grego.

Mas observando com um pouco mais de atenção fiz uma nova descoberta: em nossa casa, a Ana Lúcia ficava encarregada de todas as compras. As roupas de todos nós – eu e três meninos, imagine – eram feitas por quem? Você já viu algum homem comprando roupa? Se fosse possível criaríamos um drive thru do vestuário. Fico até imaginando descer o vidro do carro e pedir: “Me vê o combo 1 por favor, aquele que vem com uma calça jeans, a camisa polo e um tênis. Hoje é só, obrigado”.

Já pensou que delícia? Homem é assim.

E quem tem quatro homens em casa acaba fazendo todas – ouça bem o que estou dizendo: TODAS – as compras da casa.

Percebi que ela comprava comida, roupa, eletrodomésticos, material escolar, utilidades do lar, decoração, remédios, presentes que oferecíamos, presentes que ganhávamos uns dos outros e tudo o mais que você puder imaginar.

A partir desta conclusão eu passei a dizer aos homens: “faça um giro de 360º em sua casa: tudo o que você veste, come e usa provavelmente foi comprado pela pessoa que você diz que gasta demais.”

Entendeu? Ou preciso desenhar um gráfico?

Não se trata de quem gasta mais, mas sim de quem faz as compras que são necessárias para manter uma família de pé, decentemente vestida e alimentada.

Observei melhor as outras 9 mulheres do meu convívio mais próximo e vi a situação se repetindo. Elas compram o necessário, podem até exagerar de vez em quando, mas os bonitões do sexo masculino ficam de longe sem oferecer alternativas melhores e fazendo a piadinha de salão: minha mulher gasta demais.

Não me pareceu justo.

Passei a destacar o tema e recentemente lançamos o seminário de finanças pessoais para mulheres. Além de explicar que elas não gastam demais, indico caminhos para sair do endividamento, fazer poupança e como bônus, continuar comprando por diversão.

O número de solicitações tem comprovado que estamos no caminho certo.

Ah! Você queria saber a solução para a pergunta do título. Então prepare-se.

A sua mulher gasta demais? Eu tenho a solução: comece a fazer as compras.



Samuel Marques