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Portal Competência

29 de agosto de 2013
Silvia OSSO


Sua empresa está preparando profissionais para o futuro próximo?

Tempos difíceis estes onde as vendas sofrem concorrência e o consumo não crescem como o mercado gostaria

Sua empresa esta preparando profissionais para o futuro proximo

Tempos difíceis estes onde as vendas sofrem concorrência e o consumo não crescem como o mercado gostaria. O empresário precisa conhecer sobre estoques; estar totalmente informatizada (inclusive com relatórios de gestão); saber negociar e comprar bem; ter uma loja com layout atual, agradável e bem definido; conhecer um pouco sobre legislação trabalhista, sanitária, fiscal; ter noções de marketing; saber treinar e motivar funcionários além de outros tantos requisitos de gestão.

Aí eu pergunto: você como RH está preparado para atender a todas essas demandas? Os funcionários da empresa estão preparados para enfrentar tanta concorrência com competência?

Volto a perguntar: Você está preparando profissionais para atuar na sua empresa em curto e médio prazo?

Só permanecerão no mercado empresas (ainda que pequenas) administradas por profissionais empreendedores que estejam preocupados em treinar e atualizar seus colaboradores permanentemente.

Para isso é preciso preparar e qualificar a equipe, verificando a princípio se vale à pena investir neles ou substituí-los analisando aspectos importantes como:

Possuem talento? Tem uma dose de inconformismo diante das atividades rotineiras, para transformar idéias simples, em negócios efetivos e lucrativos.

Conhecem ou se esforçam para conhecer o ramo? Quanto mais dominarem o ramo, maiores serão as chances de êxito. Se não tiverem muito conhecimento sobre o ramo, mas tiverem vontade, deverão ser treinadas através de cursos presenciais, vias Internet, leituras ou até por outros funcionários.

Tem disposição para assumir riscos? Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de novos comportamentos e escolher os melhores caminhos para executá-los.

Tem capacidade para aproveitar as oportunidades? Estão atentos e são capazes de perceber, no momento exato, oportunidades de negócio que o cliente está exigindo.

Sabem organizar? Tem senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A capacidade de organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

São capazes de tomar decisões? Decidem acertadamente e no momento certo, estando bem informados, analisando friamente a situação e avaliando as opções e escolhendo a solução mais adequada.

Tem liderança? Sabe definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinarem métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas, produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho e a missão do empreendimento.

Mantém o otimismo? Tem sempre a vontade de ver seus próprios projetos realizados, porque tem confiança em seu desempenho profissional.

São independentes? Sabe determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, decidir o rumo de sua vida e principalmente saber o que querem ser.

Se você não identifica essas qualidades em seus colaboradores prepare-se para fazer a substituição deles o quanto antes. Use atributos de Recrutamento e Seleção e inicie uma nova conquista trazendo para as empresas profissionais mais interessados em crescer e aprender.

Se identificar pessoas interessadas em aprender e com mais alguns atributos dos acima citados, comece imediatamente a treiná-los e a investir em suas carreiras. O mercado anda carente de profissionais com essas características e considerar o aperfeiçoamento profissional como uma das metas mais importantes para si e para seus funcionários é um grande desafio.

Bom trabalho; você vai conseguir!

 

Leia Também: “Relações humanas no ambiente de trabalho”



Silvia OSSO

É palestrante e consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo,é autora dos livros Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.Contato via e-mail: siosso@uol.com.br . Para adquirir meus livros : www.lojacontento.com.br