Esqueceu sua senha?

Portal Competência

2 de junho de 2014
Administração


Streaming e seu impacto na EAD

Recurso diminui custos e potencializa os processos de educação corporativa

Streaming_e_seu_impacto_na_EAD_pc

A Geração Y (entre 18 a 34 anos) consome um número cada vez maior de vídeos e domina de maneira cada vez mais exemplar as tecnologias móveis para acessar estes conteúdos. Estes são os profissionais de hoje e, também, do futuro.

Para se comunicar com este público de maneira eficaz, as empresas já perceberam o poder do Ensino a Distância e têm garimpado maneiras de potencializar o desenvolvimento humano organizacional por meio da EAD. O streaming supre de maneira eficaz essa necessidade.

O streaming é uma tecnologia de distribuição de mídia que, apesar de ter surgido no final da década de 90, tem se popularizado mais recentemente. Ele veio para facilitar as transmissões de áudio e vídeo pela Internet, pois não depende de carregamento de arquivos.

Por meio do streaming, é possível distribuir conteúdo multimídia aos colaboradores de uma empresa (sejam cursos, palestras, congressos, treinamentos ou pronunciamentos oficiais) sem necessidade de que eles efetuem download do material. As mídias são reproduzidas à medida que chegam ao público alvo, há uma transcodificação em tempo real.

O Gerente de Engenharia e Operações da Dtcom – Educação e Comunicação Corporativa, Euler Peron, destaca algumas das principais vantagens que o streaming oferece para o Ensino a Distância nas empresas.

“No que diz respeito à contribuição técnica, o streaming têm a vantagem de não estar vinculado a apenas um dispositivo. Ele é mais universal neste aspecto. Seus conteúdos podem ser acessados com qualidade e agilidade de desktops, notebooks, smartphones, tabletes e quaisquer outros dispositivos que tenham acesso a Internet”, enfatiza o especialista.

O baixo custo desta ferramenta também é um outro grande benefício apontado por Euler. Segundo ele, índices de retorno sobre investimento em educação corporativa podem se tornar expressivamente melhores com a utilização do streaming: “uma grande massa de pessoas pode ser atingida sem necessidade de altos investimentos em logística”.

Wesley Porfírio atua como gestor comercial de TI desde 97 e é CEO do LiveAlive. Ele é especialista em streaming e defende que trata-se de uma das tecnologias mais inovadoras em uso na Web.

“O streaming permite transmitir arquivos em altíssima velocidade e sem interrupções, pois calcula de forma inteligente a qualidade do link para o upload e download, iniciando a transmissão só quando a taxa de transferência estiver adequada”, destaca Porfírio.

O gestor explica que para executar o streaming, o usuário precisa apenas ter algum equipamento multimídia conectado à Internet e um software de execução da transmissão – o player. “Cabe ao servidor de streaming e aos softwares nele instalados, garantir a qualidade das transmissões, sejam elas gravadas (on-demand) ou ao vivo”, alerta o gestor.



Redação, Portal Competência