Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Recursos Humanos


O sonho do estagiário efetivado

Como descobrir talentos e obter vantagens por meio do processo de estágio

o sonho do estagiario efetivado

O departamento financeiro, os recursos humanos, a área de responsabilidade social. São diversos os setores que se beneficiam com a contratação bem sucedida de um estagiário. Tão numerosas quanto as vantagens, porém, são as dificuldades que o RH enfrenta em busca do aluno ideal. Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios, a postura inadequada e a falta de domínio da língua portuguesa e de conhecimentos em informática são alguns dos entraves para a admissão. Abaixo, obtenha dicas para superar essas dificuldades e conheça alguns dos benefícios que o estágio traz para as organizações.

A possibilidade de encontrar talentos e treiná-los desde muito novos para atuarem de acordo com a cultura da empresa é uma das principais vantagens do estágio de acordo com Acsa Vasconsellos, diretora do Instituto de Integração Homem-Trabalho, o Insight. “É uma oportunidade de ampliar e renovar o quadro de funcionários assimilando novas tecnologias e metodologias de trabalho a serem trazidas pelos próprios estudantes”, defende Acsa.

Outro benefício significativo do processo de estágio se relaciona com questões financeiras. O diretor geral da SAEE Talentos, Nelson Luiz Dias Júnior, cita a diminuição dos custos operacionais e encargos fiscais. “A contratação de um trainee, por exemplo, já prevê gastos com fundo de garantia, férias e décimo terceiro. O estagiário, não. Mesmo em caso de rescisão de contrato, não existem multas”, explica o diretor da SAEE.

Para uma contratação bem sucedida

Rejane Codo é responsável pelo departamento de recursos humanos da Unimed de Capivari. Ela conhece bem as vantagens de encontrar um aprendiz de qualidade. Atualmente, a sua empresa mantém sete estagiários e mais sete colaboradores que iniciaram na empresa em processo de estágio. Rejane reconhece, porém, que nem todas as experiências são bem sucedidas. “É difícil encontrar um aluno responsável. Eu sempre busco referências da instituição de ensino sobre faltas, comportamento e relacionamento familiar. Esses dados ajudam muito”, sugere a RH.

A diretora do Instituto de Integração Homem-Trabalho dá algumas orientações para garimpar talentos por meio do estágio. “É importante definir o perfil desejado de estudante com detalhes para que seja efetuado o recrutamento e seleção dentro dos critérios de qualidade já praticados pela empresa. Também é fundamental informar ao estagiário suas obrigações e responsabilidades com antecedência”, aconselha Acsa Vasconcellos.

Nelson Dias Júnior, da SAEE Talentos, também dá as suas dicas: “as oportunidades de estágio atualmente são muitas, para segurar um aluno talentoso é essencial que a empresa ofereça um salário compatível com a média do mercado e dê a esse estudante funções relacionadas com a sua área de atuação para possibilitar crescimento profissional”.

A psicóloga da Super Estágios, Emily Sabaini, ainda alerta sobre a condução das atividades do estagiário. “Os gestores devem tomar cuidado para não desviar a finalidade do estágio para outras práticas não estabelecidas. Para que o Programa de Estágio de uma empresa seja atrativo é necessário que ele tenha regras claras para o processo de seleção e que as atividades a serem executadas sejam bem definidas”, destaca.



Redação, Portal Competência