Esqueceu sua senha?

Portal Competência

18 de dezembro de 2013
Eduardo Shinyashiki


O significado de presentear

O presente torna-se, assim, o símbolo daquilo que nos une ao outro

O significado de presentear

Mesmo que hoje em dia a nossa vida frenética nos roube a magia desse período de festa e não nos permita perceber que já estamos nos aproximando do Natal, as cidades começam a ser adornadas com lindos enfeites e de noite as luzes brilham. As casas estão decoradas com árvores de Natal, estrelas douradas, bolinhas coloridas, Papai Noel e as pessoas começam a pensar nos presentes.

Hoje a troca de presentes no Natal tem um grande significado social que, às vezes, supera o significado religioso, porém a minha reflexão não é sobre a questão consumista ou moral do ato de comprar, mas sobre o seu grande significado social e simbolismo, do porquê fazemos essa troca.

Na nossa sociedade, o gesto de trocar presentes é um fator importante que contribui para fortalecer e manter os relacionamentos interpessoais e, consequentemente, a coesão e união social. Presentear alguém com alguma coisa ou com uma ação tem como seu significado mais profundo e espontâneo fazer o outro feliz ou proporcionar-lhe prazer, como um gesto de carinho, aceitação e gentileza.

Antropologicamente, a troca de presentes tem um enorme significado porque evidencia que tipo de relação existe entre aquelas determinadas pessoas. Essa prática tem acompanhado a evolução das diversas sociedades, contribuindo para estreitar a confiança entre os povos, a solidariedade, o relacionamento, a irmandade, a amizade e o respeito.

Essa antiga e universal prática de presentear, com a sua lógica, continua valendo na nossa sociedade. Oferecemos presentes porque nos deixa feliz, mas também pelas nossas tradições e cultura. O presentear representa um ritual que evidencia e honra acontecimentos especiais e momentos de passagem, como os aniversários, casamentos, formaturas etc.

Quando oferecemos um presente a alguém, sentimos alegria em proporcionar prazer ao outro, pois é uma forma de nos sentirmos parte de uma mesma comunidade ou de um mesmo grupo de amigos, ou até de uma mesma família. O presente torna-se, assim, o símbolo daquilo que nos une ao outro.

Em síntese, dar um presente representa uma verdadeira mensagem, com muitas nuances: é o prazer de demonstrar afeto, respeito, nossa atenção, admiração, lembrança, dedicação, empatia e amor à pessoa.  Feliz Natal!



Eduardo Shinyashiki

É palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.