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Portal Competência

16 de outubro de 2014
Comunicação Corporativa


Seus colaboradores também são seus clientes

Cursos da Dtcom revelam a importância do Endomarketing e os pontos a serem considerados nas ações voltadas ao público interno

Seus colaboradores também são seus clientes

Há quem diga que o cliente tem sempre razão. Nem todos esses, porém, consideram que seus colaboradores também são seus clientes. É isso mesmo. A empresa precisa vender-se ao público interno tanto quanto vende seus produtos aos consumidores e o endomarketing é a prática corporativa que vai reger essa relação entre organização e quadro de funcionários.

Para esclarecer conceitos e orientar sobre ações que considerem e valorizem os colaboradores, a Dtcom – Educação e Comunicação Corporativa elaborou uma série de treinamentos. São cursos ministrados pelo Mestre em Criatividade e Inovação e especialista em Endomarketing, Humberto Massareto.

Além de apresentar diversos cases de empresas que solucionaram problemas por meio de estratégias criativas e inovadoras voltadas aos clientes internos, Humberto transpõe conceitos clássicos do marketing para o endomarketing de maneira a auxiliar a compreensão do tema de forma didática.

Abaixo, o Portal Competência transmite ao leitor uma noção do conteúdo destes cursos e revela explicações do palestrante da Dtcom sobre o chamado Composto de Endomarketing. Ou seja: quais são os quatro pontos principais que devem ser considerados nas estratégias voltadas ao público interno.


Saiba mais em: Programação de outubro da Dtcom


AmbienteEnquanto se fala em “praça” no Marketing, se fala em “ambiente” no Endomarketing. A empresa deve considerar que o espaço físico da organização causa enorme impacto sobre o profissional. É preciso avaliar como se dá o acesso dos colaboradores ao local e se as condições de trabalho são ideais, como: temperatura, comodidade dos móveis, sanitários limpos, refeitório agradável etc. Além das questões tangíveis, porém, há também o intangível do ambiente: se as relações com a chefia são boas, se há espaço para expor seus anseios e ideias, se a pressão por resultados é muito intensa ou desleal, entre outros pontos.

EmpresaEnquanto se fala em “produto” no Marketing, se fala em “empresa” no Endomarketing. É preciso vender a imagem da empresa aos colaboradores, fornecedores e acionistas com o mesmo nível de estrategismo que se oferecem os produtos ao mercado. O colaborador compra a imagem, acredita nela e oferece o seu engajamento e talento por se identificar com ela. E para desenvolver uma imagem positiva da organização, não basta apenas oferecer bons salários, são diversos os outros benefícios que compõem a imagem e são manuseados pelo endomarketing.

TrabalhoEnquanto se fala em “preço” no Marketing, se fala em “trabalho” no Endomarketing. O trabalho é o valor que o colaborador paga à organização por tudo o que ela oferece a ele. O empregado ‘compra’ a empresa onde atua pagando por meio do valor de seu trabalho. Ele vai investir na organização um trabalho de excelência se a empresa estiver à altura deste custo.

Comunicação InternaEnquanto se dala em “promoção” no Marketing, se fala em “comunicação interna” no Endomarketing. O sistema integrado de canais por meio dos quais a empresa se comunica com seus colaboradores é fundamental. Murais, faixas, bilhetes em cartão de ponto, informativos impressos, newsletter, intranet, entre tantos outros veículos. A transparência e o cuidado na forma como a empresa transmite e recebe informações de seu público interno revela comprometimento e zelo por esses profissionais. 

 



Redação, Portal Competência