Esqueceu sua senha?

Portal Competência

24 de dezembro de 2014
Paulo Gerhardt


O Segredo do Sucesso em 2015

Dez princípios fundamentais para você alcançar o sucesso

O Segredo do Sucesso em 2015

No início de um novo ano sempre fazemos um balanço do ano que terminou e traçamos planos para o ano que chega. O ano de 2014 vai ficar marcado em nossa história. Ficamos em uma expectativa tremenda pela copa do mundo, ela passou, tivemos frustrações dentro das quatro linhas e o tão falado legado é um conjunto de obras inacabadas. Além disto, tivemos as eleições mais disputadas do país, demonstrando uma grande parte de descontentes com o atual cenário político nacional. Para apimentar ainda mais tudo isto, tivemos o maior escândalo de corrupção do Brasil envolvendo a maior estatal brasileira e um dos orgulhos do pais, a Petrobrás. Como se tudo isto não bastasse, o cenário internacional foi negativo para nós e estamos encerrando o ano com o dólar em alta, a bolsa em baixa e um clima de pessimismo espalhado em quase todos os setores e regiões do país. Diante de perspectivas tão negativas como alcançar o sucesso em 2015?

Desenvolvi dez princípios fundamentais para você alcançar o sucesso e, consequentemente, sua empresa, também.

Princípio 1: Assuma 100% da responsabilidade da sua vida e seus resultados.

Lembre-se que você é o único responsável pelas escolhas que faz, independente dos estímulos que recebe, isto determina seu futuro e seu sucesso. Não adianta reclamar, arranjar culpados ou desculpas, tais como: a crise financeira, a alta do dólar, a inflação, a taxa de juros, a volatilidade dos mercados, o governo, a concorrência externa, a falta de investimento público, fatores climáticos adversos, a falta de mão de obra, a burocracia, a falta de dinheiro, entre outros. Você é quem faz as escolhas. O destino está nas escolhas que você faz. Se não está contente com a vida que está levando, você pode mudá-la. Mas e diante de situações irremediáveis como uma doença incurável ou da morte de um ente querido? Você decide qual será sua reação, deixar-se abater ou enfrentar as dificuldades com outro ânimo. Muitas vezes, você pode não conseguir alterar o cenário a sua volta, mas pode mudar sua atitude diante dos fatos. 2015 pode ser um ano excepcional ou trágico, você escolhe.

Princípio 2: Descubra seus talentos e invista neles.

Foque seu desenvolvimento nos seus pontos fortes, pois é neles que você poderá ser um dos melhores e tornar-se diferenciado. O mesmo vale para as empresas. Se uma empresa tem diferenciais competitivos que são percebidos pelo mercado, invista ainda mais para que se torne a melhor nestes aspectos. A maioria das pessoas e empresas querem descobrir seus pontos fracos, e a partir disto, buscam, de forma ávida, desenvolvê-los. O máximo que podem chegar é ter um desempenho razoável ou bom, dificilmente, serão excelentes. Desenvolva somente os pontos fracos que são necessários para dar sustentação aos seus pontos fortes. Em 2015, seus diferenciais poderão ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Princípio 3: Sonhe com o que seria ideal em cada área da sua vida.

Você é livre para sonhar. Se pudesse escolher qualquer coisa, o que escolheria? Lembre-se que o sucesso não é decorrente de apenas um aspecto de sua vida. Ter muito dinheiro é bom, porém, se não tenho saúde, não terei sucesso. Ser reconhecido profissionalmente é importante, porém, se tenho problemas familiares, dificilmente serei uma pessoa feliz, e o sucesso está relacionado. Portanto, você deve sonhar como seria sua vida ideal em todos os aspectos de suas vida. Normalmente, eu foco em 10 áreas, podendo variar de pessoa a pessoa: financeira, profissional, intelectual, emocional, física, espiritual, lazer, relacionamento íntimo, relacionamento social/familiar e contribuição/legado. Sonhe como será 2015 em cada área da sua vida. Sonhe sem limites.

Princípio 4: Transforme seus sonhos em objetivos.

Os sonhos começam a materializar-se quando você estabelece objetivos. Estabeleça quanto quer atingir em cada área da sua vida e quando. Seja específico. Quero reduzir meu peso em 10 Kg até 30 de junho. Quero economizar R$ 10 mil até 31 de dezembro. Quero ler 4 livros por mês. Vou praticar 1 hora de musculação 3 vezes por semana a partir de 05 de janeiro. Pegue seus sonhos e trace seus objetivos para cada área de sua vida. Lembre-se que não há necessidade de dedicar o mesmo tempo para cada área. O importante é o quanto fica realizado com o que dedicou a cada área. Você só irá conseguir superar os desafios de 2015 se tiver foco em objetivos muito fortes.

Princípio 5: Use o poder da Visualização.

Crie imagens positivas do seu futuro com seus objetivos já concretizados. Faça uma imagem mental de você com aqueles 10 kg a menos, fazendo a viagem que planejou, passando o tempo com seus filhos, praticando seu esporte favorito. Faça isto, no mínimo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Quanto mais você imaginar, mais favorável será para você. É a lei da atração. Pense positivamente. Liberte-se de suas crenças limitantes. Você deve acreditar que tem condições de alcançar seus objetivos. Ande com pessoas otimistas e positivas que coloquem você para cima. Pesquisas comprovam que seu comportamento passa a ser a média das 5 pessoas com quem mais anda. Diga com quem andas e te direi quem és. Se quiser ser melhor em determinado aspecto em sua vida, procure estar próximo de pessoas que são excelentes nisto. Em 2015 você terá que ficar blindado do pessimismo.

Confira os outros quatro princípios na segunda parte do artigo em breve.



Paulo Gerhardt

É autor do livro Coaching de Vendas – Conduza seu Cliente para a Solução e Venda Mais (www.treinar.com.br), onde propõe mudanças de paradigmas na abordagem tradicional de venda para contornar as principais dificuldades, satisfazendo o cliente e vendendo mais.