Esqueceu sua senha?

Portal Competência

24 de setembro de 2013
Qualidade de Vida


Relações saudáveis

Quer uma equipe produtiva? Reúna pessoas que sabem se relacionar e incentive a integração

Relacoes saudaveis

Quer uma equipe produtiva? Reúna pessoas que sabem se relacionar e incentive a integração

Reunir profissionais com alto nível de conhecimento técnico não é o suficiente para garantir o bom desempenho de uma equipe de trabalho. Sabe-se que as aptidões comportamentais são fundamentais para o sucesso de um grupo. Se as pessoas apresentam dificuldades de relacionamento entre si, a produtividade de todos por certo será comprometida.

Capacidade de construir redes de relacionamentos, visão sistêmica, sinergia e habilidade de trabalhar em equipe. Procure essas características nos seus profissionais caso deseje ter uma equipe integrada e, por consequência, produtiva. A orientação é de Renata Tapioca, Gerente de Talent Development da consultoria LHH/DBM – unidade Rio.  “O diferencial para atingir resultados excepcionais pode, em muitos casos, se dar pela forma como as pessoas se relacionam e envolvem umas as outras nesse processo”, enfatiza Renata.

Não basta, porém, ter profissionais com ótimas competências comportamentais, é preciso que o setor de RH da empresa também incentive o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. “Trabalhar em ambientes profissionais onde a cultura do relacionamento e da construção de conexões é valorizada pode ser determinante para garantir a produtividade e uma entrega de qualidade”, reforça Renata.

Para promover esse entrosamento entre os profissionais de uma mesma equipe, a gerente da LHH/DBM sugere que sejam aplicadas estratégias específicas para este fim. “É interessante destinar espaços no próprio ambiente de trabalho para um bate papo rápido e atualizações, promover comemorações de datas e de resultados e encontros formais desenhados e mediados por profissionais da área de desenvolvimento de carreira para levar equipes a construírem sua identidade ou estreitar seus laços e garantir suas metas”, aconselha.

O presidente do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (IBCO), Cristian Welsh Miguens, defende o desenvolvimento de uma cultura da integração não apenas dentro de um mesmo grupo de trabalho, mas, também, entre equipes diferentes. “Para isso, é preciso que a empresa faça uso eficiente de seus sistemas de informação e tenha uma comunicação interna eficaz, além de um Plano Estratégico gerido por meio da gestão de processos”, opina Miguens.



Redação, Portal Competência