Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de maio de 2014
Portal


Recrutamento também atrai talentos

Conheça os erros que afastam os melhores profissionais já no processo seletivo

Recrutamento_tambem_atrai_talentos_pc

Diante da escassez de mão de obra qualificada, o valor que as empresas dão à Gestão de Talentos cresce expressivamente. Investimentos na retenção do capital humano já atuante na empresa, porém, não podem deixar de lado cuidados com os processos seletivos. Erros durante o recrutamento podem afastar um profissional antes mesmo da contratação.

Toda a entrevista de emprego deve começar com uma apresentação da empresa e vaga disponível. Este é um dos piores equívocos dos recrutadores. Atitude capaz de fazer a empresa perder os melhores candidatos, segundo Josiane de Sousa – psicóloga especializada em Gestão Estratégica de Pessoas e com vasta experiência em Recrutamento.

De acordo com Josiane, profissionais qualificados geralmente enfrentam mais de um processo seletivo ao mesmo tempo e, por isso, precisam saber de antemão o que a organização lhes oferece de oportunidades e o que exigirá na função: “a falta de informações deixa o profissional inseguro. Na dúvida, ele pode aceitar uma outra proposta de emprego”.

Perguntas sem coerência, que nada agregarão à seleção do profissional para aquela vaga em específico, também geram insegurança, conforme relata Josiane. Cuidado! Porque se a abordagem da entrevista não tiver o foco correto, a pessoa pode ter uma percepção errada em relação ao cargo oferecido, e à empresa de uma forma geral.

O levantamento de questões muito pessoais relativas ao candidato e dinâmicas de grupo constrangedoras devem ser evitadas. “Há recrutadores que querem entender a rotina familiar do profissional, suas despesas, entre outros aspectos constrangedores. Isso causa uma indisposição comprometedora”, reforça a psicóloga.

Vale a pena também zelar pelo candidato que não vai ser selecionado de imediato. “Para cargos estratégicos, é importante até ligar para a pessoa explicando porque ela não foi selecionada e agradecendo a participação no processo. Isso surpreende, fortalece a imagem da empresa e abre portas para oportunidades futuras”, declara Josiane.



Redação, Portal Competência