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Portal Competência

9 de agosto de 2013
Educação Corporativa


Quer ser um líder de sucesso em 2013?

Desenvolva as competências fundamentais da Era do Conhecimento

Quer ser um lider de sucesso em 2013

Ter perfil de líder não é suficiente para exercer uma liderança de sucesso. Muitos profissionais com potencial para comandar equipes acabam fracassando neste desafio por não estarem atentos a algumas competências fundamentais que precisam ser desenvolvidas no atual contexto corporativo. O consultor organizacional Eduardo Shinyashiki é quem garante isso. Ele é especialista em Desenvolvimento Humano e ministra palestras por todo o mundo sobre liderança. Coloque em prática as orientações do palestrante e seja bem-sucedido em 2013.

Ser muito bem informado já não basta mais. Para Shinyashiki, a Era da Informação está em plena decadência no mundo corporativo. “Há alguns anos, um profissional com acúmulo de informação sobre o mundo e os mercados era altamente requisitado. Hoje, é preciso mais. A pessoa competente é aquela que transforma as informações que adquire em experiência significativa, em lição de vida e, como consequência, em resultados práticos. Estamos na Era do Conhecimento”, explica o consultor organizacional.

Para que um líder seja bem-sucedido nessa nova fase citada por Eduardo Shinyashiki, a Era do Conhecimento, é preciso que ele desenvolva competências na área pessoal, social e produtiva. Abaixo, o consultor dá orientações sobre cada uma dessas competências.

Competências pessoais

As competências pessoais se relacionam com a capacidade que você tem de usar os seus pensamentos a seu favor. Segundo dados de Shinyashiki, 70 a 75% do nosso emocional é ativado por algo que não é real, mas é mentalizado com se fosse. “Você pode ser um garçom hoje, mas se trabalhar com o pensamento de um gerente ou até um sócio, irá além do que imagina. Agora, se apenas se focar em possíveis empecilhos, vai agir como se eles já fossem reais e impossíveis de serem resolvidos”, explica o consultor.

Competências sociais

As competências sociais dizem respeito à sua capacidade de relacionamentos. Para Eduardo, um líder deve ouvir e compreender os seus liderados para conciliar situações conflitantes e não apenas dar ordens. Cuidar do tom de voz e da expressão corporal na hora de se relacionar também é fundamental. “A maneira de falar é mais importante que as palavras. Use um tom de voz e gestos entusiasmados se seu liderado precisa de motivação. Seja atencioso na maneira de falar e gesticular se sua equipe precisa dessa atenção”, explica Shinyashiki.

Competências produtivas

As competências produtivas se relacionam com a capacidade que você tem de colocar em prática seus conhecimentos. Segundo o consultor organizacional, ter competências pessoais e sociais já é um grande passo para as capacidades produtivas. “Se você consegue se motivar e impulsiona pessoas a caminhar com você, a possibilidade de criar contextos para que os seus objetivos se realizem é grande”, afirma Eduardo.

Saiba mais no curso “Estratégia dos Líderes Vencedores”.



Redação, Portal Competência