Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de novembro de 2014
Portal


Publicidade ou comunicação corporativa?

Entenda quais são as diferenças e vantagens de cada uma

Publicidade ou comunicação corporativa

Para que uma empresa ou produto se torne conhecido não há como se desvencilhar dos meios de comunicação e das estratégias de divulgação elaboradas por profissionais especializados. As opções são muitas, e vão desde a publicidade convencional por meio de comerciais em radio, TV, jornais e revistas, marketing digital por meio de ações em sites e redes sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna.

Mas todas essas possibilidades podem ser organizadas em dois grandes grupos: as ações de publicidade e as ações de comunicação corporativa. E a intenção e os resultados de cada uma são os principais fatores de distinção entre elas.

A publicidade é convencionalmente utilizada quando se pretende lançar ou divulgar um produto ou serviço ao público. Há nessa estratégia de comunicação a intenção da compra, da aquisição do que é oferecido pela empresa que realiza a divulgação. As propagandas, sejam em meios tradicionais ou digitais, são extremamente eficientes, principalmente quando criativas, caindo no gosto do povo e aumentando os resultados pela divulgação boca-a-boca, fazendo crescer ainda mais as vendas para a empresa. Porém, as ações publicitárias tendem a ser pontuais, não abrangem um resultado de médio e longo prazo para solidificar a imagem de uma organização.

Por outro lado, a comunicação corporativa tem como objetivo gerenciar a reputação de uma empresa, e para isso se utiliza da propaganda corporativa positiva em meios de comunicação, marketing de conteúdo, assessoria de imprensa para a divulgação de produtos, serviços e eventos da companhia de forma espontânea, por meio da divulgação de informações transparentes sobre a organização, gestão de crise e responsabilidade social.

Há na comunicação corporativa um trabalho conjunto entre diversas áreas da comunicação, que buscam não só aumentar os negócios da empresa, mas também torná-la referência em sua área de atuação. Além disso, o valor agregado à marca por essa forma de divulgação é algo intangível e imensurável. Está é uma das maiores vantagens dessa estratégia de divulgação.



Redação, Portal Competência