Esqueceu sua senha?

Portal Competência

23 de maio de 2014
Fernando Botto


Profissão: especialista em desculpação

Você já trabalhou com alguém que não faz nada, mas que tem sempre uma excelente desculpa para tudo?

Profissao_especialista_em_desculpacao_pc

Você já trabalhou com algum especialista em desculpação? O “desculpista” é aquele sujeito que se tornou hábil em justificar aquilo que combinou e não entregou.

Basta uma pergunta: “todos cumpriram as metas individuais definidas na semana anterior?” – que o desculpista já começa a suar frio e a se justificar, dizendo que não teve tempo para nada, que está tudo muito corrido, que para piorar estourou um cano na casa dele, que o cãozinho está com vermes e que não teve a menor possibilidade de cumprir o que ficou combinado… e que a culpa não é dele, claro. Em certos casos, até o chefe se sente mal de exigir alguma coisa do pobre coitado.

É importante identificar e combater a síndrome da desculpação no ambiente organizacional porque ela se alastra como mato no jardim. Ela se inicia com desculpinhas inocentes, criadas para algo aparentemente sem importância, e a situação vai se tornando corriqueira, a ponto de constituir-se num hábito que, em pouco tempo, faz escola e contamina a todos.

Quando estamos comprometidos com um resultado, deixamos de lado a enrolação e partimos para a ação. Foco no futuro ou foco no passado? Qual é a sua escolha no presente?



Fernando Botto

É palestrante, professor e escritor. Psicólogo e Advogado, mestre em Educação, pós-graduado em Direito e Negócios Internacionais e especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise. Morou seis anos no exterior, principalmente na África, onde atuou como executivo de empresas privadas e consultor de empresas públicas. Nesse período, interagiu com variadas culturas e diferentes estilos de chefia, liderança e de gestão. Aprecia trabalhos de responsabilidade social e desenvolve projetos nas áreas de educação corporativa, sobretudo relacionados à negociação, liderança, comunicação intra e interpessoal, gestão de equipes de alta performance e criatividade. Em suas horas de lazer, gosta de fotografar e de escrever roteiros de stand-up comedy. Twitter:@fernandobotto e-mail: fernandokwz@gmail.com