Esqueceu sua senha?

Portal Competência

10 de maio de 2014
Portal


Por uma gravidez bem cuidada

Programa de bem-estar corporativo apoia mães e pais em período de gestação

Por_uma_gravidez_bem_cuidada

Com um número cada vez maior de mulheres ocupando cargos nas mais variadas áreas corporativas, as empresas passaram a olhar para uma inevitável circunstância: o momento da gestação. “Apesar da crescente busca por igualdade de direitos entre homens e mulheres, não podemos negar as diferenças que ainda existem entre eles. E precisamos estar atentos a isso”, avalia Mônica Martins, gerente de Consultoria Interna de RH da Mongeral Aegon. “Uma infinidade de transformações ocorrem para quem engravida e, consequentemente, a empresa é parte integrante deste novo cenário”, completa Mônica.

Pensando em acompanhar esse período, dando o suporte necessário às gestantes para que vivam esse momento da melhor forma possível sem grandes impactos na vida profissional, algumas companhias desenvolvem programas especiais para as futuras mamães. Na seguradora Mongeral Aegon, a preocupação com o bem-estar dos funcionários fez com que a empresa apostasse em um programa de acompanhamento das gestantes e até mesmo dos maridos. “Fala-se muito da igualdade de direitos para as mulheres, mas os homens também precisam desta atenção. Quando iniciamos este projeto, percebemos que havia uma necessidade de atenção não apenas por parte das nossas colaboradoras grávidas, mas também dos nossos funcionários que tinham esposas em período de gestação. Surgem muitas dúvidas e expectativas nesta época, e de maneira geral as mulheres ficam mais sensíveis. Por isso, essa atenção dispensada a eles se torna muito importante”, afirma a executiva.

Esse foi o caso de André Cohen, analista de Administração de Pessoal da Mongeral Aegon. Quando a esposa engravidou, ele falou sobre o programa e ela se encantou. “Apesar de fazermos um acompanhamento médico constante, é muito bom saber que ela tem a quem recorrer no caso de alguma dúvida durante a gravidez. Até eu fico mais tranquilo sabendo que ela está sendo bem assistida. Para mim, esse cuidado especial que a empresa tem não apenas com o funcionário, mas com a nossa família, faz toda a diferença. E é raro ver isso atualmente”, avalia André.

Iniciado há três anos, o programa de gestantes da Mongeral Aegon é realizado em parceria com a Qualicorp e serve de complemento ao pré-natal. A ação inclui acompanhamento periódico das gestantes e do bebê e dicas para cada fase da gravidez até o nascimento. Após, a companhia presenteia as mamães com um kit bebê e um plano de previdência para a criança, sendo o primeiro depósito financeiro feito pela seguradora.

No oitavo mês de gestação, a analista de Produtos Dayana Gonçalves vem sendo acompanhada pelo programa desde o início. Mãe de primeira viagem, ela acredita que essa ação aproxima ainda mais a empresa dos funcionários. “O programa é ótimo! Como é meu primeiro filho, tive muitas dúvidas ao longo da gravidez que eles me ajudaram a resolver. Mensalmente, os agentes entram em contato comigo para acompanhar meu peso, o crescimento do bebê, saber como tenho me sentido, se existe alguma queixa. É muito bom poder recorrer a alguém no momento de dúvida e isso mostra que a empresa está preocupada com o bem–estar dos funcionários”, afirma.



Redação, Portal Competência