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Portal Competência

13 de agosto de 2013
Administração


O poder do feedback

Como oferecer a sua equipe uma devolutiva eficaz

o poder do feedback

Quando um profissional escuta de seu chefe que eles precisam realizar uma reunião de feedback, as emoções ficam à flor da pele. Isso ocorre quando a expressão “feedback” é erroneamente associada àquela crítica destrutiva transmitida de maneira agressiva por um superior. Se um líder dá uma devolutiva com essa postura, os resultados nunca são os melhores. O coach Marcelo Pirani garante que o retorno eficaz é aquele que avalia desempenhos com o objetivo de desenvolver competências. Saiba como colocar isso em prática com as orientações abaixo.

Marcelo Pirani é especialista em treinamentos comportamentais com foco em liderança e desenvolvimento de equipes. Para ele, existem dois tipos de feedbacks: o positivo e o negativo. “O negativo é um reflexo daquele líder que quer demonstrar superioridade ou inteligência. É vago, evasivo e hostil. Cria mágoas e destrói a autoestima do outro. O positivo tem foco nos resultados. Não vem carregado de emoções, é um alinhamento de expectativas entre líder e liderado e resulta no desenvolvimento de competências”, explica Pirani.

O coach alerta que para dar um feedback positivo que resulte em mudanças significativas na equipe, o líder precisa de uma boa dose de empatia. “Empatia é diferente de simpatia ou antipatia – que são elementos emocionais. É um fenômeno de percepção, a capacidade de se colocar no lugar do outro”, explica Marcelo. O especialista ainda ressalta que é esse atributo que vai tirar do líder o tom destrutivo da devolutiva e vai fazer com que o profissional fique estimulado a buscar mudanças em sua atitude e melhorar seu desempenho.

Abaixo, confira outras dicas de Marcelo Pirani para dar um feedback positivo a sua equipe.

Como dar um feedback positivo
- Defina qual o objetivo da devolutiva, ou seja, qual a reação que você deseja obter do liderado.
- Antes da reunião, anote os pontos principais que precisam ser colocados.
- Não permita que seus comentários venham carregados de emoção.
- Use um tom de voz adequado e aja sempre com cortesia em relação ao profissional
- Assuma uma atitude de igualdade e não de superioridade.
- Refira-se a comportamentos e fatos para dar exemplos, e não a pessoas.
- Transmita as observações baseado em situações que você observou e não em fofocas.

Para se aprofundar no assunto
Para quem deseja aprender mais sobre como dar uma devolutiva eficaz à sua equipe, a Dtcom – empresa especializada em Educação e Comunicação Corporativa a Distância – desenvolveu um curso online chamado “Feedback na Prática”.

Neste treinamento, a Dtcom inaugura uma metodologia de ensino inovadora. A Gestora de Conteúdo da empresa, Andrea Schoch, explica o diferencial do curso: ”ele é dividido em cinco capítulos para que o aluno possa ir direto a um conteúdo específico que tenha mais necessidade. A metodologia também está mais lúdica, com games, analogias e participações”.

Para adquirir este curso envie e-mail comercial@dtcom.com.br

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Redação, Portal Competência