Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de dezembro de 2014
Allan Degasperi


A personalidade dentro do ambiente corporativo

As diferentes características dos colaboradores definem a empresa

A personalidade dentro do ambiente corporativo

A personalidade pode ser definida como as características de cada indivíduo, que demonstram como o mesmo agirá conforme uma determinada situação (ROBBINS 2009, p. 35). Isto elucida por que reagimos, cada um, de uma diferente forma perante a uma mesma situação. As personalidades são, portanto, traços aparentes das pessoas, que podem ser classificados conforme suas atitudes, seus pensamentos e suas expressões no dia a dia.

Temos com a Gestão de Pessoas a árdua missão de gerenciar, dentro de um mesmo setor, pessoas que detenham personalidades diferentes, com pensamentos e ações diferentes para uma mesma situação. Esse cenário pode ser visto por muitos gestores como uma Torre de Babel sem perspectiva de evolução ou harmonia para alcançar o objetivo. Porém, para gestores com visão ampliada, tal cenário é uma oportunidade única.

Você deve estar se perguntando como a gestão de diversas personalidades pode ser uma oportunidade única? A resposta positiva só é possível com o direcionamento correto de cada personalidade conforme a sua afinidade em cada processo dentro do projeto.

Robbins (2009) deixa muito claro no quadro abaixo, algumas possibilidades de trabalho e desenvolvimento conforme a personalidade mais marcante do colaborador (claro que esse quadro tenta se aproximar o máximo possível da realidade, mas sempre existem exceções para todos os casos):

Fonte: ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do Comportamento Organizacional (2009).

Para o gestor, o melhor é ter um colaborador de cada personalidade. Assim, poderá dizer que a sua equipe está realmente montada e pronta para enfrentar as intempéries do mercado de trabalho. Contudo, a forma de gerir não deve ser a mesma para todas as personalidades, tendo em vista que os introvertidos e os intuitivos não trabalham sob pressão e alto nível de estresse, já os racionais e julgadores preferem manter todo o controle das ações e o foco no objetivo.

Se você ficou curioso em saber qual a sua personalidade e como deve agir quanto aos demais colegas de trabalho, realize o teste disponível no site: http://www.personality-tests.info/pt/test.php

Lembre sempre que as personalidades diferentes promovem a qualidade e o crescimento profissional de todos os envolvidos com o projeto, desde que os mesmos estejam abertos ao aprendizado e o real sentido do trabalho em equipe.



Allan Degasperi

É professor universitário, administrador de empresas, especialista em “Educação a Distância” e em “Docência e Pesquisa no Ensino Superior”. Pesquisador do ramo de inovação e educação a distância, e autor de cursos de atualização nessas áreas. Possui artigos publicados em congressos e periódicos. E realizou a produção técnica no livro “Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável em Santos” edição revisada que será lançado em 2014. Contato por meio do e-mail allan.dnox@gmail.com.