Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de dezembro de 2013
Marcelo Leal


Pergunte ao Vendedor!

Vendedores não usam 90% das ferramentas criadas pelo Marketing!

Pergunte ao Vendedor

De acordo uma pesquisa da American Marketing Association e do CMO Council, vendedores não usam 90% das ferramentas criadas pelo Marketing!

Por quê?

Em geral, a razão é uma excessiva orientação destes materiais para explicar à empresa, os produtos, suas funcionalidades, e pouca coisa orientada para os clientes, seus desafios, ameaças aos seus negócios e como sua empresa e soluções podem resolvê-los.

Por quê?

Em geral, estas ferramentas e materiais de marketing são propostos pelo pessoal de marketing de dentro dos escritórios, com agências que também estão dentro de escritórios, sendo refinados e aprovados pelos diretores da empresa que muitas vezes já estão bastante afastados do contato com os clientes. Resultado? Chega na hora da convenção de vendas e os vendedores torcem o nariz para muito do que recebem…

Solução?

Para ter seu material de marketing alinhado com a área de vendas, alinhado com as demandas essenciais dos clientes, cujo impacto recai direto na tomada de decisão do comprador, envolva seu pessoal de vendas na discussão de que materiais são importantes, que mensagens devem ser passadas e ressaltadas.

As pesquisas mostram que menos de 10% das empresas envolvem vendedores para ajudar a “briefar” o material que eles mesmo vão ter que usar depois!

Vendedores têm muita informação de campo, têm dicas e sugestões valiosas que podem fazer a diferença para o sucesso das campanhas, ferramentas e materiais de vendas.

Envolver sua força de vendas com o marketing é barato e tem um retorno positivo incalculável!



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.