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Portal Competência

6 de setembro de 2013
Antonio Paulo de Oliveira


Parabéns Clientes!

Várias datas importantes no Brasil homenageiam ilustres personalidades e momentos da história

PARABENS CLIENTES

Várias datas importantes no Brasil homenageiam ilustres personalidades e momentos da história

Porém, temos que agradecer à iniciativa brilhante do brasileiro Sr.João Carlos BoiczuK Rego, que não se esqueceu de lembrar da figura que mais importa e interessa para as organizações de qualquer segmento do mundo empresarial, ou seja, aquele que segundo os empresários é o verdadeiro patrão: o CLIENTE. Sim, estamos nos referindo ao dia 15 de setembro, o qual, por iniciativa do Sr. João Carlos Boiczuk Rego, comemora-se o DIA DO CLIENTE.

A data ainda não é oficial no Brasil, no entanto, já é data oficial no calendário de cidades de alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Roraima, Bahia, Goiás, entre outros. A primeira cidade no Brasil, e talvez no mundo, a oficializar esta data foi o município de Santa Cruz do Rio Pardo, no Estado de São Paulo.

Deve ser considerado que enquanto outras datas comemorativas atingem públicos específicos, a data em questão abrange a todos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. É válido ressaltar também, que todos os dias o CLIENTE deve ser lembrado e tratado como um parceiro estratégico para a sobrevivência e sucesso das organizações, todavia, o dia 15 de setembro é uma data especial e comemorativa, no sentido de  homenagear e agradecer aos CLIENTES.

Todos devem apoiar a iniciativa do Sr. João Carlos Bioczuk Rego, através de diversas ações de divulgação, exemplos: mensagens via Internet, boletins internos nas organizações, telefonemas, correspondências internas e externas, textos em jornais e revistas, ou em conversas, entre colegas de trabalho.             Criatividade nesta data!

Assim, sugiro que todos os leitores e leitoras desse artigo reflitam sobre a importância de um novo paradigma em relação ao tratamento ao CLIENTE. Que seja tratado efetivamente como verdadeiro parceiro, isto é, aquele que não só compra os produtos ou contrata os serviços, mas principalmente apresenta sugestões e reclamações contribuindo para a melhoria da performance da empresa, no dia a dia.

Ao concluir, fica a pergunta: Qual a sua sugestão para comemorar o dia do CLIENTE, na empresa em que você trabalha?

Comemore essa data!

Abraço!

 

Leia Também: “A utilização de produtos tangíveis na prestação de serviço”



Antonio Paulo de Oliveira

Administrador, Especialista em Gestão de Negócios em Serviços- Mackenzie/SP – Outros cursos: Comunicação Corporativa FGV/SP, Marketing de Serviços- FGV/SP. Integra a rede de professores da HSM Educação. Atuou como examinador em dezesseis ciclos de avaliações de prêmios da qualidade da gestão (âmbitos Nacional e Estadual) Autor do livro: Gestão de Excelência em Serviços (fundamentos práticos para treinamento – Editora EDICON. Participou como autor associado no livro Gestão de Sustentabilidade. Editora Livros &Cia e Cultura. Autor de dezenas de artigos. Atua como Consultor, Instrutor e Palestrante. - E-mail: apogestao@terra.com.br