Esqueceu sua senha?

Portal Competência

14 de março de 2014
Educação Corporativa


Para saber mais sobre Educação Corporativa

Especialista indica leituras

Para saber mais sobre Educacao Corporativa

Especialista indica leituras essenciais para o RH que deseja atuar na área.

O aumento do investimento das empresas em estratégias de Educação Corporativa nos últimos anos tem impulsionado profissionais de recursos humanos a buscarem uma formação mais ampla na área. Fóruns, congressos, palestras e eventos dos mais variados surgem para atender esta demanda crescente. Também já podem ser notados cursos de extensão que visam especializar gestores neste campo e bibliografias capazes de proporcionar um conhecimento mais detalhado sobre o assunto.

A fim de incentivar quem atua em RH a se aprofundar em Educação Corporativa, o Portal Competência consultou um especialista no tema para indicar uma bibliografia base indispensável aos que se propõem a trabalhar com a aprendizagem empresarial.  Rodrigo Dalcin é Mestre em Ensino, especialista em Implementação e Gestão de Projetos de Ensino Presencial e à Distância no meio Corporativo e Acadêmico e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Educação Corporativa – EAD, da Unisinos.

Como primeira indicação, Dalcin sugere um clássico na área de Ensino voltado ao ambiente empresarial. O livro Educação Corporativa, de Jeanne C. Meister, é da Makron editora. Ele reforça que a gestão do conhecimento tem se tornado uma atividade vital para o sucesso. Meister revela ao leitor um novo modelo de educação orientado para o mercado do século XXI. Como diferencial da obra, estão pesquisas realizadas em 100 universidades corporativas de todo o mundo e orientações para o desenvolvimento de uma UC como complemento estratégico ao aprendizado dentro da organização.

Outra sugestão de Rodrigo é a obra de Idalberto Chiavenato intitulada Recursos Humanos: o capital humano das organizações, da editora Elsevier – Campos. O autor coloca as pessoas como o fator que realmente constitui o elemento dinâmico e empreendedor das organizações – o que torna essencial o investimento dos gestores nas habilidades, competências e satisfação de suas equipes. São transmitidos conceitos de como reverter tudo o que se faz em termos de formação de pessoas em benefício da empresa, gerando competitividade nos negócios.



Redação, Portal Competência