Esqueceu sua senha?

Portal Competência

29 de agosto de 2013
Wagner Siqueira


E para nós, brasileiros, nada?

“Brasil é o país mais difícil para contratação de expatriados”

E para nos brasileiros nada

“Brasil é o país mais difícil para contratação de expatriados”

Acessando a pesquisa desenvolvida pela consultoria internacional Hays, verifica-se que esse lugar é ocupado pelo Brasil quando considerados os países emergentes, informação essa omitida do título da reportagem. Aliás, a pesquisa revela ainda que o país possui um bom número de boas universidades.

A jornalista não revela em sua curta matéria as razões do governo brasileiro para essa postura, ao mesmo tempo em que ignora as dificuldades que milhares de profissionais brasileiros têm enfrentado há décadas para exercerem seus ofícios no exterior. Podemos ainda não ter todas as demandas atendidas no mercado de trabalho, mas essa é uma questão que passa pela definição soberana de nossos marcos técnicos, políticos e institucionais.

É preciso saber a serviço de quem estamos quando lemos matérias rasas como essa em uma revista do porte da Exame. É preciso sim existir salvaguardas para não aumentarmos o desemprego no Brasil apenas porque países ainda ricos, mas com taxas de desemprego recordes querem aliviar suas pressões. É preciso que sejam oferecidas contrapartidas para que também a nossa inteligência, em diversos setores da economia, possa ser exportada.



Wagner Siqueira