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Portal Competência

19 de fevereiro de 2014
Marcelo Leal


Otimismo em Vendas!

Todo vendedor é um otimista!

Otimismo em Vendas

E precisa ser, precisa acreditar que as vendas acontecerão, que os clientes estão mais dispostos a comprar do que nunca, que aqueles pedidos que estão há tempos em “banho-maria” serão, finalmente, aprovados.

O otimismo é a atitude principal do vendedor, é a atitude que impulsiona o vendedor a acreditar e partir para mais um dia de ligações, contatos, atendimentos, prospecção, negociações e vendas.

É o otimismo que faz o vendedor esquecer os “nãos” que recebeu no dia anterior, virar a página e seguir em frente.

Mas há um perigo no excesso de otimismo. O perigo da acomodação.

Um otimismo desmedido de que tudo vai dar certo, de que todos os pedidos serão convertidos, de que o cliente “está na mão”, de que o ano “será fácil”, pode baixar a disciplina do vendedor e, inevitavelmente, mesmo que quase tudo dê certo, menos vendas vão acontecer do que poderiam.

Portanto, o gestor de vendas precisa manter o equilíbrio da balança, precisa promover sim o otimismo da equipe, que gera a energia para buscar os resultados, e precisa, ao mesmo tempo, cobrar a disciplina diária de buscar mais contatos e oportunidades de negócio para que o otimismo exagerado não acomode ninguém.

É a famosa frase: “Esperar pelo melhor, trabalhar pelo pior”.

Com muito otimismo e muita disciplina para mais um ligação, vamos às vendas.



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.