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Portal Competência

19 de setembro de 2013
Marcelo Leal


Os piores hábitos em vendas

A maioria das pessoas tem consciência dos seus maus hábitos

Os piores habitos em vendas

Hábito é aquilo que você faz com frequência, sem pensar muito, no automático. Muitas vezes são bons, te ajudam na vida, como acordar cedo e fazer uma caminhada; outras vezes são ruins, só te atrapalham, como fumar, por exemplo, que é um hábito que se torna, com o passar do tempo, um vício.

A maioria das pessoas tem consciência dos seus maus hábitos, até reclamam que seu desempenho profissional certamente seria melhor se este ou aquele hábito fosse alterado.

Mas poucas fazem o esforço necessário para mudá-los, por uma simples razão, dá trabalho, dá muito trabalho. É mais fácil ir tocando do jeito que está, é verdade, mas tocar do jeito que está nunca vai te levar para um lugar melhor, diferente deste já conhecido.

Os 3 piores hábitos em vendas são:

1.      Deixar para depois.  Aquela ligação, aquela atividade administrativa de preencher dados numa planilha ou sistema, aquela visita de prospecção, aquela leitura sobre as características e benefícios do novo produto. Ficar sempre esperando aquela “hora boa” para fazer as coisas, aquela hora boa que afinal nunca aparece por que é você que precisa criá-la.

2.      Cuidar dos outros. Ficar mais tempo falando, escutando, especulando, fofocando, bisbilhotando sobre a vida, o desempenho profissional, a carteira, as vendas, o sucesso ou fracasso dos outros do que cuidando de si mesmo, de suas metas e seus clientes.

3.      Invenção de desculpas. Culpa do meu gerente, culpa da empresa, culpa do mercado, culpa do cliente, culpa do concorrente, culpa do produto, culpa do marketing, culpa do financeiro, culpa da produção, culpa da meta, culpa do sistema de comissionamento. Nada é culpa minha como vendedor, para qualquer coisa que não está bem eu tenho uma desculpa em outro.

Para substituir estes maus hábitos, comece a não inventar mais desculpas, assuma a responsabilidade sobre os problemas e transforme-os em oportunidades; deixe de se interessar pelo que acontece com os outros e passe a cuidar mais de si mesmo e seus resultados e, finalmente, cuide de suas horas, de seu planejamento, de suas atividades importantes e faça-as sem perder tempo, mesmo quando elas não são “as mais legais”.

Maus hábitos são como correntes que te seguram na vida, é preciso romper com eles, ficar livre deles para poder seguir em frente.

Seus hábitos definem seus resultados como vendedor!



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.