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Portal Competência

11 de dezembro de 2014
Silvia OSSO


O nome da sua Marca Pessoal

Ter uma grande Marca Pessoal é uma grande vantagem competitiva quando o assunto é diferenciar e se destacar

O nome da sua Marca Pessoal

Final de ano é época onde muitos estão reavaliando suas atividades, aptidões, capacidades e resultados. Muitos vão à busca de novos desafios, trabalhos e metas. Pro esse motivo achei pertinente lembrar um aspecto importante que pode lhe auxiliar nesse período: o uso do Marketing Pessoal e da sua Marca Pessoal.

Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a imagem e influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. Esse tipo de marketing é muito usado por pessoas que procuram entrar no mercado de trabalho, além de ser uma forma de diferenciação de todos os outros. Essa ferramenta ajuda a capacitar pessoas, a melhorar sua postura, imagem e conduta. Tão importante como saber, é saber mostrar que se sabe.

Quem utiliza bem o Marketing Pessoal consegue formar uma Marca Pessoal, que é o processo pelo qual indivíduos se diferenciam e se destacam de uma multidão. Usando mensagens e imagens consistentes como alavanca para atingir objetivos e identificando características únicas de cada um, é possível saber como as valorizar. Através da construção da Marca Pessoal, cada indivíduo ganha a sua verdadeira identidade, no sentido em que se consciencializa dos seus pontos fortes e fatores diferenciadores da sua personalidade, conseguindo utilizar essa informação no desempenho da sua atividade profissional e até pessoal.

Deixo a seguir algumas reflexões que podem lhe ajudar. Sua Marca deve ser:
Convincente ao seu público: como você enxerga sua imagem. Não se considere um funcionário e sim um ativo que você possui. Esqueça o cargo que possui. Pergunte a você mesmo: O que eu faço que gera valor? Do que tenho mais orgulho?

Leal: você é leal primeiramente a você mesmo? Depois, seja leal ao seu time, seu projeto, seus clientes e sua empresa.

Autêntica: seja autêntico. Seja honesto sobre quem você é – seus atributos e qualidades. Se sabe quem é, pode promover uma marca pessoal honesta.

Aprenda com as grandes marcas. Identifique o que faz você diferente da concorrência. O que você fez recentemente para fazer notado como diferenciado? Qual seria, na opinião de seus colegas e clientes, seu principal diferencial?

Consistente: assegure-se que sua mensagem é consistente. Se for instável, minará seus esforços. Tudo o que você faz – e escolher não fazer – contribui para sua marca pessoal, desde sua forma de falar no telefone até a forma como se comporta em reuniões ou redige e-mails.

Conhecida: aumente sua visibilidade. Construa seu perfil internamente e externamente. Entre as formas de fazer isso existe a rede de contatos, participação em projetos de relevância, demonstração de habilidades em apresentações e workshops, redação de publicações internas ou externas, etc.
Crie e gerencie sua rede de marketing. Seus colegas, amigos, clientes e consumidores são importantes veículos de marketing de sua marca. O que é dito sobre você determinará o valor de sua marca. Checar o valor de sua marca é fator crítico. Isto pode ser feito através de métodos formais como avaliação de desempenho ou informalmente, pedindo às pessoas feedbacks verdadeiros e construtivos sobre você.

Ter uma grande Marca Pessoal é uma grande vantagem competitiva quando o assunto é diferenciar e se destacar.  O seu nome diferencia você dos seus concorrentes e ajuda a construir uma marca forte que os seus clientes podem reconhecer e confiar? Pense nisso!



Silvia OSSO

É palestrante e consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo,é autora dos livros Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.Contato via e-mail: siosso@uol.com.br . Para adquirir meus livros : www.lojacontento.com.br