Esqueceu sua senha?

Portal Competência

25 de outubro de 2013
Administração


Mudança de endereço exige cuidados

Colaboradores precisam de atenção especial quando ocorre transferência da empresa

Mudanca de endereco exige cuidados

É normal que as mudanças gerem expectativa. Mas quando uma equipe de colaboradores precisa ser deslocada para outra estrutura física por necessidade da empresa, é preciso cuidar para que essa expectativa não se transforme em desmotivação. Nestes casos, cabe ao profissional de recursos humanos a missão de gerenciar da melhor forma o aspecto humano da mudança. Confira abaixo algumas orientações para tanto.

Quando a notícia da mudança chegar ao conhecimento dos colaboradores, é provável que algumas incertezas surjam logo de início. Pode haver preocupações quanto à distância e a forma de deslocamento de suas casas em relação ao novo endereço, os locais onde realizarão suas refeições, o conforto e a funcionalidade de seus novos postos de trabalho, como se dará essa transição, entre tantas outras questões.

Diante dessas dúvidas imediatas, a comunicação da transferência torna-se uma das medidas mais importantes neste processo. A especialista em Gestão de Mudanças, a psicóloga e coach Caroline Pfeiffer, destaca que, neste momento, o ponto de vista dos colaboradores não pode ser ignorado. “Comunicar também é ouvir e não apenas falar. É preciso respeitar o momento dos impactados, agindo com aquilo que eles precisam para assimilar a mudança proposta”, alerta Caroline, que atua como Diretora de Gestão de Mudança na LHH | DBM.

Após a etapa de comunicar e ouvir, ainda existem três outras fases relevantes que devem ser consideradas pelo RH: a fase de orientar os colaboradores sobre o que efetivamente vai mudar e como agir em relação às mudanças, a de criar envolvimento destacando a importância e os benefícios da ação e a aplicação de um trabalho de Coaching. “Quanto aos líderes da empresa, eles devem conhecer as diversas etapas da mudança e o que é esperado deles em cada uma delas”, orienta Caroline.

A Ibema Papel cartão está entre as empresas que necessitou mudar o endereço de sua estrutura física em 2013. Para criar maior integração entre as áreas Comercial e Logística e gerar proximidade com seus clientes, a empresa precisou transferir a equipe localizada no bairro Champagnat, em Curitiba, para a sede em Araucária, Região Metropolitana da capital paranaense.

Atentos à importância de considerar as necessidades e inquietações dos colaboradores dentro deste processo de mudança, algumas medidas foram aplicadas pelo RH da Ibema. “Devido a distância, providenciamos uma van dedicada ao transporte desses colaboradores. Também estamos fazendo melhorias no refeitório de Araucária para atender esses trabalhadores da melhor forma”, explicou o Gerente de Gestão de Pessoas da empresa, Darlon Roger Behrend.



Redação, Portal Competência