Esqueceu sua senha?

Portal Competência

7 de maio de 2014
Marcelo Leal


Missão, visão e valores…

“Um negócio que só cria dinheiro é um negócio pobre”.

Missao_visao_e_valores

Em função de minha atividade na busca e prospecção de novos mercados e novos negócios, frequentemente faço visitas a vários tipos de clientes em todo o Brasil. Dos grandes aos médios, passando pelos pequenos e micros. Nesta jornada, percebi que, há cerca de 10 anos, muitas dessas empresas criaram suas visões, missões e valores, e ainda boa parte delas comunica isso nas paredes de suas salas de reunião ou halls de entrada.

A sensação quando se entra nesses ambientes é muito agradável, visto que é uma mensagem não só aos visitantes, mas aos funcionários que transitam todos os dias, às vezes em vários momentos do dia. Percebo um tom até romântico nessas “falas”.

Contudo, em algumas ocasiões, apenas por curiosidade, pergunto aos colaboradores que passam: “qual a missão de sua empresa?” A maioria não consegue responder sem olhar.

Claro que missão, visão e valores servem para nortear as ações das organizações e são fundamentais na gestão dos negócios. Por vezes, a missão não está escrita em nenhum lugar, contudo a cultura da empresa contempla as melhores práticas, proporciona experiências de compra agradáveis aos clientes e ambientes saudáveis que tornam os colaboradores felizes – consequentemente gerando empresas de sucesso.

Mas o sucesso é ‘apenas’ o valor de Ebitida? O sucesso é medido pelo preço dos papéis na bolsa? O sucesso representa o “PPR” que se ganha todo o ano?

Você, leitor, consegue perceber onde cada um dos colaboradores contribui para o “trabalho/receitas” cada vez mais exigidas? Será que contribuir com ações ligadas à sua missão, visão e valores pode proporcionar ainda mais satisfação aos clientes?

Fica aqui uma mensagem do grande líder e empreendedor Henry Ford: “Um negócio que só cria dinheiro é um negócio pobre”.



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.