Esqueceu sua senha?

Portal Competência

27 de dezembro de 2013
Jorge Matos


Minha lista de final de ano

O ano de 2014 está aí!

Minha-lista-de-final-de-ano

O ano está acabando e, como já é comum no mês de dezembro, começamos a fazer listas do que queremos para o próximo ano: saúde, dinheiro, um novo amor… Os pedidos variam, mas estão sempre dentro da mesma temática de felicidade e realização pessoal. Para finalizar os meus artigos de 2013 aqui no Portal da Competência, gostaria de propor uma mudança nesse pensamento comum de “adeus ano velho, feliz ano novo”: além de avaliar o que foi positivo e o que não foi ao longo do ano, proponho que possamos investir mais em nós mesmos e, sobretudo, em nos conhecer. Que tenhamos menos promessas radicais e mais entendimento do que nos faz bem. Porque – cá entre nós – sabemos que todas as radicalidades que inventamos acabam ficando eternamente presas nas listinhas de papel e nunca se transformam em ações efetivas.

Se uma das minhas metas é emagrecer, por exemplo, preciso traçar um plano de ação para isso, e não estabelecer apenas que, no próximo ano, quero estar 20 quilos mais magro. Para visualizar a mudança, precisamos ser a mudança. Nesse caso, pensar em hábitos saudáveis que combinam com o meu estilo de vida é essencial: não posso estabelecer que vou correr todos os dias se os locais próximos ao meu trabalho ou a minha casa não são adequados. Ou ainda, não posso prometer que não comerei doces durante todo o ano se sei que na primeira festa de criança não vou resistir. É preciso senso e equilíbrio ao invés de radicalidade. E tudo isso passa pelo autoconhecimento.

As questões profissionais também precisam de ponderação quando se fala nas decisões para o próximo ano. Antes de pensar em pedir para trocar de área, reduzir ou aumentar a carga de trabalho e outras mudanças desse tipo, precisamos pensar se elas, de fato, se adequarão ao nosso perfil. “As alterações me deixarão satisfeito? Ou serão apenas mais um tiro no escuro, uma tentativa sem pensar?”

O ano de 2014 está aí! E cheio de boas oportunidades pela frente! Que ele possa ser um momento propício de conhecimento de nossas aptidões, talentos e anseios, para que possamos usá-los da melhor forma possível em todos os ambientes em que vivemos.

Aproveito para desejar um ótimo Natal e um novo ano repleto de realizações, paz e muita saúde.



Jorge Matos

Mestre em Gestão Empresarial pelo ISCTE / FGV e formação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FESP-UPE. Atuou como Executivo do Grupo Accor, Grupo Industrial João Santos e IT Companhia Internacional de Tecnologia e executou diversos projetos nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Gestão de Mudança e Educação, Vendas e Atendimento para empresas. Atualmente, é Presidente da ETALENT, Professor da FGV e Autor do Livro Talento Para a Vida.