Esqueceu sua senha?

Portal Competência

23 de setembro de 2013
Leandro Cristo


Meu Enunciado de Missão de Vida

Qual é o meu diferencial nesta área?

Meu-Enunciado-de-Missao-de-Vida

Missão de vida é o motivo pelo o qual vivemos, é a razão de nossa existência,  é aquilo que nos torna seres humanos, pelo impacto e resultado que causamos na vida das pessoas e por todo o mundo.

Porque é importante conhecer nossa Missão de Vida?

Para se autoconhecer, ter um senso de propósito naquilo que faz isso traz para o ser humano realização, prazer, felicidade, e sentido de viver. Muitas pessoas passam o resto de suas vidas sem saber o que irá acontecer no dia de amanhã, e quando chegam ao final dos seus dias percebem que sua vida foi vazia e sem sentido.

Missão de Vida, não é algo que pode ser inventado, pois ela já existe. É questão de buscar acessar o nosso interior para descobrir o que está lá dentro. Vale ressaltar que não existe missão certa ou errada; é o quanto ela te inspira e impulsiona em direção aquilo, que você julga ser o principal motivo de sua existência naquela área de sua vida. A nossa Missão de Vida não é algo fácil pra se definir, temos que entrar em um processo  autodescobrimento.

Vamos descobrir o enunciado de nossa Missão de Vida?

Agora escolha uma área de sua vida na qual deseja criar o enunciado de sua Missão. Pode ser a área Profissional, Familiar, Financeira, Amorosa, o que você desejar.

 

  • Qual é o meu diferencial nesta área?

 

  • Quais são minhas mais fortes qualidades nesta área?

 

  • O que está incompleto nesta área?
  •  O que eu gostaria de fazer nesta área para me considerar completamente realizado?
  •  O que eu gostaria de aprender nesta área?
  •  Qual é o meu propósito nesta área da minha vida?
  •  Faça uma lista: O que você faria nesta área, se tivesse apenas seis meses de vida?
  •  Quais são as coisas mais importantes nesta área?
  •   Imagine que você morreu, e em seu enterro estão familiares, cônjuge, filhos, colegas do trabalho, e amigos. O que eles dizem sobre você e sua vida nesta área?
  •  O que você gostaria que eles dissessem sobre você e sua vida nesta área?
  •   Se encontrasse o “gênio da lâmpada”, e pudesse fazer três pedidos relacionados a “o que mudaria nesta área de sua vida?”, e mais três relacionados a “o que não mudaria?”, quais seriam estes pedidos?
  •  O que você ama? (A alma vive pelo que ela ama)
  •  Pelo que você morreria?

Uma vez respondidas estas perguntas, construa o seu enunciado de missão para esta área:

 

1. Somente para relembrar: você já deve ter escolhido uma área de sua vida e ter respondido às perguntas acima.

 

2. Escreva três qualidades ou talentos que você apresenta nesta área. Quais comportamentos e ações videnciam essas qualidades? A opinião de seus familiares e colegas de trabalho pode ajudar em sua resposta.

 

3. Quais são as três principais sensações, valores, sentimentos ou emoções que você deseja experimentar ou produzir nesta área?

 

4. Finalmente, vamos à declaração de missão nesta área, que tem a seguinte estrutura:

 

“Através de (qualidades) gerar mais (valores ou sensações) para conquistar(objetivo geral)”.

 

Exemplo:

Área Emocional: Através de autocrítica, empatia e equilíbrio, gerar mais paz, alegria e reconhecimento para conquistar equilíbrio emocional eterno.

 

Relacionamento Familiar: Através de aceitação, vontade e prioridade gerar mais força, apoio e paz para conquistar segurança para minha família.

 

Área Intelectual: Através de capacitação, determinação e dedicação gerar mais ensino, influenciar pessoas para conquistar reconhecimento das pessoas.

Crie agora o seu enunciado de missão na área que escolheu:

Através de______________________________________                          

gerar mais______________________________________

para conquistar____________________________________    



Leandro Cristo

Master Coach Financeiro pelo Instituto de Coaching Financeiro, Personal&Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Graduado em Administração Geral, MBA Em Gestão de Negócios, Palestrante e Ministrador de Cursos de Liderança e Colaborador de artigos em sites, revistas e livros relacionados a Administração e Gestão de Carreira.