Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de setembro de 2013
Qualidade de Vida


Mais ciclistas na sua empresa

Como incentivar os colaboradores a irem de bicicleta para o trabalho e quais as vantagens dessa ação

Mais ciclistas na sua empresa

Como incentivar os colaboradores a irem de bicicleta para o trabalho e quais as vantagens dessa ação

Você já escutou algum colega de trabalho reclamar do estresse que o trânsito provoca? Já escutou queixas sobre a falta de tempo para realizar alguma atividade física? E sobre a ausência de vagas para estacionar o carro ao chegar na empresa, já ouviu reclamações? Problemas como esses têm sido minimizados em algumas organizações com o incentivo à prática do ciclismo.

Recente estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Social (IBPS) identificou que mais da metade dos entrevistados que usam bicicleta para o lazer optariam por esse meio de transporte também para ir trabalhar, caso as empresas oferecessem condições mínimas para tanto.

“A instalação de um bicicletário de qualidade e fácil acesso para que os veículos sejam guardados com segurança, a disponibilidade de um vestuário com chuveiro para os colaboradores que precisarem e a indicação de percursos mais seguros para se chegar à empresa de bicicleta são medidas aconselháveis para as empresas que desejam incentivar a prática”, explica o diretor da ONG Transporte Ativo, José Lobo.

As vantagens do investimento nessa estrutura são diversas: “menos atraso e absenteísmo entre os profissionais, diminuição do nível de estresse e da incidência de várias doenças, incentivo à qualidade de vida de uma forma geral e a colaboração com o meio ambiente”, destaca o diretor da Transporte Ativo, que também é consultor da Prefeitura do Rio de Janeiro no que diz respeito à infraestrutura voltada a ciclistas.

O Espaço Coworking Luz aderiu à estrutura citada acima e não se arrepende. Há dois anos, os sócios instalaram um bicicletário na área externa do prédio. “O bicicletário é vertical e, por isso, não ocupa tanto espaço. Nos banheiros, também temos chuveiros para os ciclistas. Desde que tomamos essa medida, dois profissionais já compraram bicicletas para mudar a forma como se deslocam para o trabalho”, conta Leanderson de Oliveira, responsável pela administração da infraestrutura da empresa.

 

Leia Também: “A evolução do Jornal Mural”



Redação, Portal Competência