Esqueceu sua senha?

Portal Competência

6 de junho de 2014
Helio Meirim


Logística no dia a dia

Perceba como a logística está fortemente presente no nosso dia a dia

Logistica_no_dia_a_dia_pc

Nesta sexta-feira (06)  comemoramos o dia da logística. Esta data, imortalizada como o “Dia D”, foi escolhida em homenagem a uma grande operação logística realizada após a ao término da II Guerra Mundial, tratava-se do  desembarque das forças aliadas na Europa.

Logo pela manhã,  fiquei pensando em como a logística está envolvida em nosso dia-a-dia. Desde as coisas mais simples como o momento do café matinal, aos momentos de maior complexidade, como a transferência de uma linha de produção completa de um país para o outro.

Enquanto tomava café, observei na mesa alguns itens  como o delicioso pãozinho francês, passando pelo café, leite,  iogurte, cereais, as suculentas frutas, pratos, talheres e xícaras. Pensei então que todos estes itens participaram ativamente de processos logísticos de aquisição, embalagem, gestão de estoques e transportes para então chegarem a mesa.

Ainda, durante o café, folheava o jornal. Percebi também que este, precisou de um grande processo logístico, neste caso envolvendo desde a aquisição do papel, ao planejamento de produção, diagramação, obtenção da notícia, impressão e entrega ao cliente. No Jornal, além da gestão do fluxo de produtos e matérias primas, também é imprescindível uma excelente gestão do fluxo de informações.

Antes de sair para a primeira reunião do dia, fui ajeitar o nó da gravata e me recordei do momento e do local onde adquiri a mesma. Mais uma vez a logística se fez presente em meus pensamentos.

A caminho da reunião, durante todo o percurso, fui vivenciando inúmeros desafios relacionados a mobilidade urbana e, tenho certeza que até o término deste dia, a logística ainda se fará presente inúmeras vezes.

Ouvindo as notícias no rádio, por mais de uma vez escutei notícias dando conta dos desafios logísticos da copa do mundo. Desde a aquisição dos ingressos, passando pelo deslocamento excessivo que algumas seleções terão que fazer em seus jogos e culminando com as questões relacionadas a chegada aos estádios para assistir os jogos.

Sendo assim, percebi que hoje, e todos os dias, a logística está presente em nossas vidas e, temos grandes desafios a superar, mas também muitas oportunidades.

Parabéns a todos os profissionais de logística, que assim como eu, escolheram esta fantástica área de atuação!!



Helio Meirim

CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Msc em Administração coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor, palestrante e compartilha suas ideias no blog www.hrmlogistica.wordpress.com. Contato meirim@hrmlogistica.com.br