Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Samuel Marques


A Justiça é Cega e a Matemática é Surda

É melhor comprar à vista ou posso financiar a compra do meu carro?

A-Justica-e-Cega-e-a-Matematica-e-Surda

Na semana passada, um aluno me perguntou: “é melhor comprar à vista ou posso financiar a compra do meu carro?”

É interessante observar como as pessoas esquecem totalmente da lógica e da matemática quando o assunto é dinheiro. E que atire a primeira pedra quem nunca misturou alegria com gastos em excesso; tristezas com Shopping Center e amor com cartão de crédito.

A matemática é exata e oferece a única resposta possível para cada problema. Mas o cérebro humano justifica os números negativos com ganhos de imagem, sensação de bem-estar e outros ativos intangíveis.

É por isto que em muitas situações contrariamos a matemática. Quer ver um exemplo? Compramos por 80 mil reais, um carro que vale hoje 60 mil. O acréscimo de 20 mil decorre dos juros do financiamento.

Ainda contrariando a matemática e o bom senso, sabemos que o carro zero kilômetro terá um valor de 10 a 15% menor já no dia seguinte à saída da concessionária.

Somente aqui, teríamos uma perda de 6 a 9 mil com a depreciação (perda de valor do veículo) e mais 20 mil por conta dos juros. Somando tudo chegamos ao número espetacular de quase 30 mil reais, ou seja, a metade do valor do carro.

Porque contratamos a compra de um bem pagando 50% a mais do que ele realmente vale? Justificamos com argumentos ótimos do tipo: menores custos de manutenção, melhoria do padrão de vida da família, ganho de imagem junto aos clientes, e por aí vai…

Você já ouviu dizer que a justiça é cega? Pois bem, quero lhe informar que a matemática é surda. Ela é incapaz de ouvir qualquer um dos seus argumentos. Um ano depois de comprar o bem, o valor de mercado não cobre o valor da dívida e o mico estará instalado. Se atrasar três prestações, a justiça cega manda o oficial de justiça – que enxerga muito bem – buscar o carro de volta.

Respondendo à pergunta do meu aluno: conheço gente que recomenda juntar todo o dinheiro e só comprar à vista. É um bom conselho, mas nem sempre é possível esperar o tempo necessário para se ter um carro ou uma casa melhor.

Eu recomendo o seguinte: procure comprar somente depois que tiver mais da metade do valor para dar de entrada. Fazendo isto você espera menos para realizar seu sonho e vai pagar menos juros.

Afinal, sendo sincero com você: quando o assunto é juros, eu prefiro receber.

Um grande abraço

Prof. Samuel Marques



Samuel Marques