Esqueceu sua senha?

Portal Competência

14 de outubro de 2013
Marcelo Leal


Jogue durante o dia, treine durante a noite!

E você será um vendedor de muito sucesso!

Jogue-durante-o-dia,-treine-durante-a-noite

A atividade de vendas é sempre muito intensa. Bom, pelo menos para quem está fazendo o seu melhor para as vendas acontecerem… Ela é uma atividade que toma todo o tempo durante o horário comercial, muitas ligações, e-mails, mensagens de textos, visitas, deslocamentos, apresentações.

É preciso tempo para se dedicar às pessoas, escutar os clientes, falar com o pessoal da empresa, preencher propostas e formulários, resolver problemas internos e externos; e o dia passa voando, a correria é grande. Mas, para crescer como profissional em vendas, é preciso investir um tempo em algumas coisas muito importantes:

Reflexão. É preciso parar com calma e pensar o que está dando certo e o que não está. O que é preciso mudar no dia seguinte para o “jogo” ser melhor, para o dia ser mais produtivo, para as conversões em vendas serem melhor, para o atendimento ser melhor. Simplesmente não vale a pena sair de um dia para o outro sem refletir em como melhorar.

Conhecimento. É preciso ler alguma coisa. Um livro, uma revista de negócios, uma revista do setor, um site da concorrência, um descritivo de um produto, assistir a uma palestra. A arte do vendedor está em saber usar direito as palavras, é a habilidade da argumentação que distingue os vendedores extraordinários – e, para alimentá-la e melhorá-la, é preciso ler, aprender algo todo dia, estar atualizado, ter assuntos e novidades.

Planejamento. É preciso olhar para o futuro. A pergunta básica é, como serão os próximos meses se meus resultados, ou os resultados da empresa, continuarem como estão hoje? O que fazer para melhorar? Todo vendedor precisa aprender a pensar no futuro, estabelecer suas próprias metas, desdobrar seus objetivos em ações mensais, semanais e diárias e, no final do dia, refletir se seu plano está dando certo – e mudar quando necessário.

O período do dia é o período de Ação para as vendas, é quando o jogo acontece; e os melhores vendedores estão preparados para jogar bem. O período da noite é o período de Concentração e pensamento, é quando o vendedor se prepara para os jogos seguintes.

Jogue durante o dia, treine durante a noite, e você será um vendedor de muito sucesso!



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.