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Portal Competência

19 de setembro de 2014
Sandro Gomes


Inteligência Competitiva

Monitore bem seu ambiente de negócios e saia na frente

Inteligência Competitiva

Sua concorrência chega sempre na frente pela disputa das melhores oportunidades? Lança produtos inovadores que te pegam de surpresa? Ela adquiriu outra empresa do setor, e as duas juntas estão aniquilando seu negócio? E se tudo isso estiver te pegando de surpresa, seria ainda mais constrangedor. Então, você certamente iria perguntar para sua equipe e para você mesmo, como que a concorrência está conseguindo ser mais ágil e competitiva que vocês. Afinal, você é um executivo ou um empresário que já lutou muito para chegar onde está, conhece seu mercado, mas nesse momento está passando aperto com uma concorrência que se mostra mais competente. Respire fundo e não se desespere, lance um olhar determinado sobre seu negócio, e adote as práticas de Inteligência Competitiva.

O que lhe tira o sono?

Atualmente o ambiente competitivo de qualquer negócio é amplo e complexo, seja pela diversidade de concorrentes e substitutos, pelas expectativas muito exigentes de clientes, e ainda pela abundância de informações de que se dispõe, o que hoje é mais comum do que a falta de informação. Diante disso, monitorar os movimentos de oportunidades e ameaças desse ambiente torna-se uma tarefa bastante desafiadora. Assim, um bom começo para adotar as práticas de Inteligência Competitiva é se perguntar: O que está me tirando o sono nos últimos tempos? Será que consigo monitorar sistematicamente esse assunto para que eu não seja mais pego de surpresa? E a reposta é sim; é possível monitorar sistematicamente um conjunto de assuntos para se prevenir de ameaças e sair na frente diante de boas oportunidades.

O que é Inteligência Competitiva?

Seguindo o raciocínio, e sem pretender entrar em uma conceituação formal, a Inteligência Competitiva é um conjunto de práticas que organizam um monitoramento contínuo do ambiente competitivo para antecipar oportunidades e ameaças, de modo a tornar a empresa mais competitiva. Esse monitoramento contínuo é organizado a partir da priorização daqueles itens que “mais lhe tiram o sono” nesse momento. Por exemplo, se você está em um mercado onde se lançam produtos com frequência, e você tem perdido noites de sono com alguns lançamentos encantadores da concorrência, vale a pena investir no monitoramento contínuo desse “item de monitoria”.

Que resultados obtenho com Inteligência Competitiva?

Essencialmente são resultados diretos na melhoria da competitividade de sua empresa. A partir de uma definição das estratégias de Inteligência Competitiva, e seus objetivos sobre cada item de monitoria específicos, são alcançados resultados, por exemplo, de melhor resultado em vendas, trazidos pela melhor capacidade de identificar clientes e apresentá-los a uma melhor oferta. Outro exemplo, seria o lançamento de produtos mais competitivos, por atenderem de forma mais adequada a demanda do mercado, pois foram desenvolvidos com base em uma análise ampla da demanda, de tendências e da concorrência.



Sandro Gomes

Executivo e consultor com 19 anos de experiência em gestão de negócios e marketing, em empresas nacionais e multinacionais líderes em diferentes segmentos de mercado, como PURAC Corbion (indústria holandesa de biotecnologia), TIM Brasil Holding (empresa italiana de telecomunicações), e GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação (empresa brasileira de comunicação e mídia afiliada à Rede Globo) Ferrero do Brasil (empresa italiana de bens de consumo marcas Kinder, Nutella, Tic-tac e Ferrero). Graduado em Engenharia Química (UFRJ) com Extensão em Marketing e MBA em Gestão Empresarial (ambos pela FGV). Inglês e espanhol fluentes. Atualmente é sócio-diretor da CrossVision Gestão de Negócios & Marketing, professor da disciplina de Sistemas de Inteligência de Mercado na pós-graduação da Universidade Positivo e ESIC Business & Marketing School, e colunista semanal de “Negócios & Marketing” no jornal Gazeta do Povo (Curitiba/PR). Como consultor prestou serviço a empresas como Fundação Dom Cabral (Unid. PR), Gráfica e Editora Posigraf, GAIN (Genebra/Suíça), IESE (Pamplona/Espanha Unid. IICS/São Paulo), Rede Globo (Unid. RPC TV/PR), PATH (Seattle/EUA), Leica Geosystems (Unid. Sul), Colégio Positivo, Buscapé (Unid. Navegg/PR), Gazeta do Povo entre outras.