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Portal Competência

16 de janeiro de 2014
Recursos Humanos


Inicie o ano promovendo engajamento sustentável

Associe outras estratégias às palestras e workshops motivacionais

Inicie o ano promovendo engajamento sustentavel

Novo ano, novo planejamento estratégico, novas metas a serem batidas. E para alcançar tantos objetivos almejados pelas empresas em 2014, os gestores esperam que seus colaboradores estejam focados e engajados em um mesmo propósito. Para tanto, é comum que sejam solicitadas ao RH ações motivacionais ainda no início do ano para mobilizar os profissionais. Mas, lembre-se: nesta hora, para que os workshops e palestras habituais surtam efeito, precisam vir acompanhados de ações ainda mais amplas.

O gestor de negócios e psicólogo Jairo Martiniano é especialista em gestão da qualidade e equipes autogerenciáveis e atuou durante mais de 20 anos com recursos humanos. Hoje, é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil na área de motivação e liderança, tendo já treinado mais de 8 mil pessoas nos últimos anos e participado de convenções de vendas em empresas nacionais e multinacionais.

Jairo confirma que, nesta época, a demanda por palestras e workshops motivacionais cresce de maneira expressiva. O palestrante, mesmo ressaltando os benefícios desses eventos ao promoverem um clima de alegria e descontração entre os profissionais, alerta que, para que essas ações sejam otimizadas, as empresas precisam abrir aos seus colaboradores seus planejamentos.

“As companhias inteligentes expõem suas perspectivas para o novo ano e esclarecem seus planos aos colaboradores. Elas deixam claro o alvo que desejam alcançar e fazem todos perceberem para onde devem concentrar seus esforços. Junto com a ação motivacional e a as campanhas internas em prol de sinergia, então, esclarecer é um ponto importante”, ressalta Martiniano.

O consultor empresarial e Mestre em Administração Sérgio Lopes acrescenta que o engajamento que se espera do colaborador logo no início do ano deve ser igualmente praticado pela empresa. Segundo ele, os discursos motivacionais da organização precisam vir acompanhados de ações que proporcionem essa motivação ao quadro de pessoal durante todo o ano.

“Quem cobra comprometimento de alguém tem que se comprometer com este alguém também. A empresa demonstra que está engajada com seus colaboradores quando adota a política de privilegiar o recrutamento interno, dando oportunidades de crescimento dentro da organização, ou quando inclui todos os colaboradores em um Plano de Participação nos Resultados, por exemplo”, sugere Sérgio.



Redação, Portal Competência