Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Administração


Iniciativas para uma empresa integrada

Como gerar sinergia entre as diversas equipes de trabalho de uma organização

Iniciativas para uma empresa integrada

No atual contexto empresarial, valoriza-se de maneira significativa a sinergia entre os membros de um mesmo grupo de trabalho. Não basta, entretanto, que dentro de cada equipe isolada de uma organização existam pessoas integradas. Essa sintonia deve ocorrer de igual forma entre os diferentes setores atuantes na companhia. Para desenvolver essa integração, o departamento de recursos humanos tem um papel fundamental. O presidente do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, Cristian Welsh Miguens, sugere algumas dessas iniciativas.

Miguens é especializado em Administração de Empresas e professor universitário de Diagnóstico Empresarial. Segundo ele, as organizações e seus profissionais de RH precisam compreender que os inter-relacionamentos de dentro de uma empresa não são previsíveis, mas tratam-se de sistemas complexos. “Tudo o que exige a intervenção humana é afetado pelo humor e pelas emoções. Dessa forma, essa desejada sintonia dentro das organizações nem sempre pode ser controlada ou imposta pela autoridade. Reconhecer isso é o primeiro passo”, comenta.

O presidente do IBCO defende que as empresas se concentrem em satisfazer as necessidades e ambições de seus profissionais para que eles possam, em contrapartida, dar o máximo de si em prol dessa sinergia esperada. Após atender a essas demandas, as organizações podem atentar para ações mais específicas, como as citadas por Cristian: “essa integração pode se dar pelo uso eficiente dos sistemas de informação, um sistema de comunicação interna eficaz e um plano estratégico gerido por meio da gestão por processos”, ressalta Miguens.

Estratégia diferenciada

A empresa Mundial Import & Export é uma das maiores assessorias aduaneiras do país. Ela encontrou na promoção de workshops voltados ao público interno uma estratégia eficaz para desenvolver a integração entre os setores da organização. A cada dois meses, a empresa organiza palestras de temas diversos escolhidos e ministrados por colaboradores de diferentes setores da Mundial. O diretor técnico da instituição, Jamil Baleche, ressalta os resultados da ação: “A iniciativa tem rendido atitudes proativas, aproximado os departamentos da empresa e expandido o saber dos profissionais”, afirma.

Os profissionais da Mundial sugerem os temas dos workshops de acordo com o conhecimento que possuem e com a aprovação prévia dos gestores dos departamentos. Uma das únicas exigências é que o conteúdo seja abrangente e a linguagem de fácil entendimento para que os cursos possam ser úteis a todos os setores, promovendo a almejada sinergia. Nataly Santos foi uma das colaboradoras que participou da estratégia ao ministrar o workshop Logística Empresarial. “É uma experiência que põe você à prova e dissemina o conhecimento entre as equipes de trabalho”, destaca Nataly.



Redação, Portal Competência