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Portal Competência

3 de março de 2014
Recursos Humanos


O grande desafio dos líderes é saber delegar

Conhecer a equipe é o primeiro passo para ter sucesso

O grande desafio dos lideres e saber delegar

Um dos desafios dos líderes atualmente é saber delegar tarefas à sua equipe. O ato de delegar envolve designar uma tarefa ou projeto específico para alguém que terá o compromisso de concluí-la no prazo determinado. É uma das mais importantes habilidades que um gestor bem-sucedido pode demonstrar.

Ao delegar, o líder reduz o seu envolvimento nas ações operacionais e passa a supervisionar o andamento, o que lhe dá mais tempo para se ocupar de assuntos estratégicos. Segundo César Augusto Gomes, especialista associate da Consultoria de RH De Bernt, as dificuldades começam quando a pessoa não tem um perfil de liderança. “Muitas vezes a pessoa que ocupa um cargo de liderança não está preparada para isso e sente insegurança em delegar tarefas aos seus subordinados”, aponta Gomes.

Para evitar esta situação, a organização, via Recursos Humanos e líderes de topo, devem deixar claro qual o tipo de liderança a empresa busca. Em paralelo, aqueles que desejam crescer para postos de líderes, devem se preparar para as exigências do papel. Segundo a coach Susana Azevedo, especialista em coaching para altos executivos, alguém que é líder de time necessita acreditar que o seu resultado virá do trabalho dos outros, ou seja, de sua equipe e não exclusivamente do seu próprio esforço. “É fundamental que o gestor confie na competência dos seus subordinados e tenha consciência de que ele fará o trabalho, mas do seu jeito”, explica.

César Augusto reforça que o líder precisa conhecer a sua equipe e fazer uma análise de cada profissional para identificar os talentos, qualidades e habilidades inerentes a cada um. “É aconselhável realizar reuniões com o time e individuais periodicamente para conhecer as capacidades e dificuldades de cada profissional. Outra dica é não mandar fazer simplesmente, mas levar o profissional a pensar na questão apresentada”, acrescenta.

Essa também é a opinião da coach Susana Azevedo que afirma que a utilização de perguntas chaves pode ajudar no processo. “Em vez de falar ‘faça isso agora’ é mais eficaz e produtivo perguntar ao profissional como ele acha ser mais coerente desenvolver o projeto. Assim o líder dá a oportunidade para a pessoa pensar na atividade e conseguir desenvolvê-la de forma mais comprometida”, finaliza.



Redação, Portal Competência