Esqueceu sua senha?

Portal Competência

8 de janeiro de 2015
Administração


Gestão do Tempo. Competência essencial para 2015

É possível aprender a organizar suas tarefas para ser mais produtivo no novo ano

Gestão do Tempo. Competência essencial para 2015

O tempo voa. Tempo é dinheiro. O tempo é o nosso pior inimigo. É preciso compensar o tempo perdido e dar tempo ao tempo. São diversos os ditos populares feitos especialmente para ele: o tempo. E não é  por menos, realmente ele faz toda a diferença na vida das pessoas.

Na era presente, onde a agilidade e a produtividade se tornam exigências cada vez mais valorizadas no contexto profissional, saber administrar o tempo se torna ainda mais essencial. Diante disto, que tal fazer desta uma meta para 2015? Abaixo, obtenha algumas dicas para saber gerir melhor suas tarefas diárias.

Para o Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, colocar tudo no papel é fundamental. “Escreva o que quer fazer e o quer deixar de fazer em 2015. Determine prazos e ações que deverá realizar para alcançar esses objetivos. Lembre-se: elimine distrações e tenha foco em seus objetivos.”, comenta.

Organizar a rotina, porém, não é tarefa fácil para quem tem um dia a dia atribulado. Nesses casos, vale tudo. “Planilhas, agendas, aplicativos de celular, qualquer método que a pessoa possa utilizar para se organizar e se planejar é de grande valia”, recomenda o Presidente do IBC.

Alcançar grandes metas exige pequenas ações. Segundo Marques, é importante planejar cada início de dia e de semana. “Fazer um check list das atividades e, ao término do dia, conferir se tudo foi cumprido. É claro que imprevistos acontecem, mas é preciso estar pronto para recalcular a rota sem perder a meta”, declara.

A mesma recomendação é dada por Sérgio Sartor, especialista em produtividade da consultoria Call Daniel. “Faça um plano de ação concreto, caso contrário, você poderá se perder no meio da correria do dia a dia e deixar as coisas mais importantes para trás, que são a saúde e a família. Ganhe o jogo da vida, pois é o único que nos leva a sermos mais felizes e realizados”, comenta.

 

Curso Dtcom

Se, no seu caso, é necessário um acompanhamento mais amplo para conseguir administrar o tempo com excelência em 2015, a Dtcom – Educação e Comunicação Corporativa pode lhe ajudar. A empresa organizou uma série de cursos sobre o assunto ministrados por Ernesto Berg, consultor organizacional e especialista em gestão eficaz do tempo,

Segundo Berg, o curso é capaz de auxiliar executivos estressados com um volume muito grande de trabalho, a realização frequente de horas extras na empresa e pouco tempo para dedicar à vida pessoal e familiar. “Existe um número expressivo de pessoas nesta situação. Elas correm o dia inteiro, trabalham muito, mas nem sempre conseguem ser produtivas como gostariam”, explica.

 Saiba mais sobre a série de cursos da Dtcom sobre gestão do tempo em: http://dtcom.com.br/category/portal/editorias/programacao-dtcom/



Redação, Portal Competência