Esqueceu sua senha?

Portal Competência

10 de setembro de 2014
Allan Degasperi


Fui promovido. E agora?

Uma excelente notícia que, se não for bem gerenciada, pode ser um caos na sua vida empresarial

Fui_promovido_E_agora_pc

O sonho de todos nós, como colaboradores, é ter o nosso trabalho/esforço reconhecido e alcançar uma promoção dentro da empresa. Porém, quando conquistamos o tão almejado reconhecimento profissional e somos, enfim, promovidos, por incrível que pareça, é necessário tomar alguns cuidados. Só assim será possível manter as relações internas com os demais colaboradores intactas.

Não é segredo nenhum que existe no meio corporativo uma competição interna entre os colaboradores, quase como uma corrida, que, se ocorrer de maneira sadia, é como uma mola propulsora a níveis elevados de qualidade e excelência nos serviços prestados. Contudo, quando essa competição assume níveis desleais e antiéticos, tem-se um problema de inveja empresarial que tende a criar um ambiente de trabalho demasiadamente destrutivo, podendo afetar diretamente e indiretamente a todos os envolvidos.

Para manter a paz dentro da empresa, a melhor forma é, depois de ter sido promovido, não agir com uma postura de soberba, transpassando ser o “senhor da razão”. Isso pode ocorrer sem que você perceba. Procure perceber se as suas ações não estão sendo interpretadas de forma rude ou prepotente. Lembre-se de que você enfrentava os mesmos problemas quando ocupava o seu antigo cargo, então por isso não os menospreze.

Comandar os seus colegas de departamento não é uma tarefa nada fácil. Por isso, haja com transparência e humildade, tenha consigo que isso fará toda a diferença e será feito de maneira muito positiva. Os laços de respeito devem ser fortalecidos e a sua postura de líder deve ser encarada como um exemplo e não uma obrigação.

No mais, aproveite muito a sensação de ter sido promovido, continue encarando os desafios de cabeça erguida e, assim, colherá excelentes frutos. Lembre-se de que você conseguiu transpor os obstáculos que se apresentaram na sua vida profissional até então e deve apresentar sempre essa postura para os novos desafios do cargo.



Allan Degasperi

É professor universitário, administrador de empresas, especialista em “Educação a Distância” e em “Docência e Pesquisa no Ensino Superior”. Pesquisador do ramo de inovação e educação a distância, e autor de cursos de atualização nessas áreas. Possui artigos publicados em congressos e periódicos. E realizou a produção técnica no livro “Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável em Santos” edição revisada que será lançado em 2014. Contato por meio do e-mail allan.dnox@gmail.com.