Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Eduardo Shinyashiki


A força do otimismo para mudar paradigmas

Se não há como evitar as situações desgastantes da vida, existe como olhá-las de forma mais positiva

A-forca-do-otimismo-para-mudar-paradigmas

É interessante notar que todas as nossas ações nascem de como enxergamos o mundo ao nosso redor, do tipo de pensamentos que alimentamos e que grande parte do estresse que vivenciamos está na forma como encaramos as situações.

Há diferentes maneiras de enfrentar a realidade e o tipo de pensamento que temos influencia tudo isso. Se não há como evitar as situações desgastantes da vida, existe como olhá-las de forma mais positiva.

Quando sentimos segurança em nós mesmos e temos confiança no futuro, criamos um sentimento indispensável para agir e iniciar a realização dos nossos objetivos: o otimismo. Podemos ter o carro e a meta de viagem, porém precisamos da gasolina para realizá-la. Em uma metáfora simples, é isso que a positividade representa para nosso dia a dia.

Albert Einstein dizia: “Prefiro ser otimista, e errar, a ser pessimista, e acertar.” Não se trata de um sentimento exagerado ou ingênuo, mas de um olhar que privilegia as possibilidades de sucesso nos acontecimentos de nossa vida. Por conta disso, o pensamento otimista é responsável por uma vida com mais qualidade e conquistas, já que os entraves do cotidiano serão analisados com uma perspectiva que valoriza o que pode dar certo, ao invés de focar nos problemas e no que pode dar errado.

A maneira otimista de pensar pode fazer com que a gente tome as melhores decisões frente aos desafios da vida, trazendo resultados mais expressivos. Quem age desse jeito não se foca nos problemas, mas nas soluções e vai atrás da transformação por acreditar que ela é possível. Utiliza e coloca em prática todo o imensurável potencial, redirecionando o foco, as escolhas, e abre a mente e o coração para as ricas possibilidades que a vida oferece.

Treinar novas formas de pensar, e consequentemente de sentir, e inovar a nossa maneira de agir, fortalece uma mentalidade vencedora, especialmente nas atividades cotidianas, quando podemos voluntariamente treinar, praticar e alimentar o otimismo.
Nesse sentido, algumas reflexões são importantes:

  • Não deixe de perceber os pequenos milagres que possibilitam o nascer de cada dia. Comemorar os simples atos da vida e valorizar a simplicidade e as pequenas coisas que geram momentos de prazer podem ser soluções para reconstituir o ânimo.
  • Seja você mesmo: não precisa ser igual aos outros para ser realmente feliz e satisfeito. Precisamos ir ao encontro de nós mesmos, da nossa originalidade, autenticidade, beleza e força.
  • Cuide da sua atitude mental: foque seus pensamentos em direção ao positivo e nas soluções, não nas dificuldades e problemas.
  • Atenção com as palavras que você usa. É importante lembramos que é por meio delas que expressamos intenções e manifestamos a nossa vontade. Frases como “não consigo”, “já tentei”, “não vai dar certo” e “a vida é difícil” não ajudam. O que falamos a nós mesmos e aos outros constroem a realidade, a maneira de ver o mundo e modelam atitudes e condicionam as decisões tomadas.
  • Lembre-se de que a importância do bom humor e dos sentimentos positivos está documentada cientificamente. Inclusive, rir mais e levar as coisas com leveza prolonga a vida.
  • Cuide de você e respeite suas necessidades: cultive os seus sonhos e os relacionamentos interpessoais verdadeiros e profundos. Cuide do corpo, da espiritualidade e da força interior.
  • Tenha em mente o poder e a força de objetivos definidos e claros. Crie ações para realizar suas metas, organize recursos e tempo, pois a cada resultado alcançado, vivemos uma experiência de sucesso, consolidando, assim, a autoconfiança e o otimismo.

Ser otimista, então, é um dos sentimentos que mais influenciam a nossa vida e a base dos relacionarmos que mantemos com nós mesmos e com os outros. O otimismo, irmão da esperança, é a força evolutiva que nos faz superar melhor as dificuldades, deixando-nos mais abertos a novas soluções e transformando uma limitação em oportunidade.



Eduardo Shinyashiki

É palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.