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Portal Competência

12 de novembro de 2014
Silvia OSSO


A força de sua imagem pessoal

As pessoas costumam nos julgar nos primeiros 15 segundos, a primeira impressão é a que fica!

A força de sua imagem pessoal

Pesquisas demonstram que as pessoas costumam nos julgar logo nos primeiros 15 segundos que nos encontram e, devido à importância desse impacto visual causado, passamos para elas, mesmo contra nossa vontade, mensagens positivas e negativas.

No atual cenário competitivo, a construção do seu Marketing Pessoal, de boas imagens pessoais, sociais e profissionais requer postura, hábitos e vestimenta adequados. Os profissionais com consciência do poder da imagem dispõem de uma ferramenta poderosa para levá-los ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão.

Na seleção de candidatos e na avaliação do profissional, são avaliadas as boas maneiras, a postura, a cortesia e a aparência. No mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maior chance aquele com melhor aparência e trato agradável. Os profissionais que têm esses itens bem elaborados desenvolvem uma autoconfiança e reforçam sua atitude.

Costumamos, frequentemente, julgar os livros pela sua capa e as pessoas pela sua aparência. Interpretamos pessoas através de sinais verbais e não verbais e as julgamos inteligentes, educadas e prósperas. A interferência dos sinais é muito grande sobre nossa imagem pessoal. Quem tem consciência de que a comunicação não verbal é importante na sua exposição ao público sempre se sai melhor no meio de trabalho.

A comunicação não verbal é dividida em dois grupos: Aparência e Linguagem Corporal.

A Aparência compreende a roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal; já a Linguagem Corporal corresponde aos gestos, postura e etiqueta profissional. Ter excelente capacitação técnica, cursos de especialização ou domínio vários idiomas não são suficientes no mercado de trabalho atual. Os entrevistadores muitas vezes dão uma “olhada geral” nos candidatos, antes de começar a entrevista, procurando dicas visuais para economizar seu tempo. Assim já são eliminados automaticamente os que estão passando mensagens negativas por meio de sua aparência ou maneiras, como sapatos mal cuidados, gestos irrequietos ou falta de cuidado com a higiene; ou detalhes específicos como os homens com barba por fazer e as mulheres com unhas roídas.

É importante lembrar que cada sociedade tem seus padrões para avaliar e julgar as pessoas, e existe uma vestimenta para cada tipo de situação, localidade ou cultura. Um banqueiro em centro urbano conduz seus negócios numa sala de reunião, vestindo um terno impecável. O mesmo muitas vezes não acontece com o banqueiro de uma zona rural. Se estiver em Macau, o traje a rigor dos homens não é o terno, mas sim uma camisa tipo havaiana toda estampada.

A presença visual tem de oferecer integridade e consistência. As roupas sozinhas não são uma ferramenta. É a harmonia de todos os sinais não verbais e a repetição deles que tornarão a imagem consistente – como uma identidade visual de uma empresa, que é repetida da mesma forma, seja qual for sua aplicação, é que dá consistência e credibilidade à marca.

Quero lembrar que a fórmula efetiva de uma comunicação não verbal não está baseada em riqueza e berço, mas sim em aprender regras e técnicas de projetar sua imagem e sustentá-la em sua vida profissional. Assim como formação acadêmica e experiência profissional levam tempo para se conquistar, construir a imagem profissional também requer tempo e investimento. Basta querer.



Silvia OSSO

É palestrante e consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo,é autora dos livros Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.Contato via e-mail: siosso@uol.com.br . Para adquirir meus livros : www.lojacontento.com.br