Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Qualidade de Vida


Família em crise, negócios comprometidos

Como o RH pode investir nos relacionamentos familiares de seus colaboradores

Familia em crise negocios comprometidos

Há quem diga que da porta da empresa para dentro os problemas pessoais devem ser esquecidos. A regra parece ótima, mas dificilmente funciona. É inevitável, o colaborador que tem enfrentado dificuldades nos relacionamentos familiares, por exemplo, em algum momento vai deixar com que isso reflita no seu desempenho profissional. Para auxiliar esse trabalhador a superar crises como essas e obter sucesso nos negócios, psicólogos organizacionais sugerem algumas estratégias aos departamentos de recursos humanos.

Compreensão é o primeiro passo a ser tomado de acordo com Ana Maria de Freitas, sócia-diretora do IPO – Instituto de Psicologia Organizacional. “É preciso ter consciência que o trabalhador não é uma máquina. Não basta pedir a ele que separe a vida pessoal da profissional, isso é muito difícil”, explica Ana Maria, que ainda sugere: “o RH precisa treinar os líderes da empresa para identificar esse tipo de problema na equipe e negociar soluções, como oferecer parcela das férias antecipadas ou remanejar horários a fim de que a pessoa tenha tempo para administrar conflitos”.

Palestras sobre o tema, treinamentos específicos e programas de desenvolvimento de competências individuais são as dicas da psicóloga Paula Cometti Girardeli, diretora da IAPSIC – Psicologia Organizacional. Para Paula, “tais recursos favorecem o aumento do repertório comportamental do sujeito e desenvolvem competências que podem ser utilizadas para resolver dificuldades familiares”. A psicóloga ainda ressalta a importância de a empresa organizar eventos como esses com a participação de membros da família do profissional.

Em casos de crises familiares mais complexas, a recomendação de Paula Girardeli é que o profissional seja encaminhado a um atendimento psicológico clínico com enfoque em psicoterapia familiar ou individual. Atualmente, já existem empresas que disponibilizam atendimento clínico dentro de suas estruturas a fim de atender profissionais com conflitos psicológicos dos mais diversos.



Redação, Portal Competência