Esqueceu sua senha?

Portal Competência

26 de junho de 2014
Saúde e Segurança no Trabalho


Faça Ginástica Laboral no Inverno

Dicas de exercícios para promover a prática entre os profissionais da sua empresa

Faca_Ginastica_Laboral_no_Inverno_pc

No inverno, as pessoas ingerem mais comidas gordurosas, como massas e doces, deixando as frutas, verduras e legumes de lado – o que causa sérios danos à saúde. Em paralelo, nesta estação, a sensação de frio faz com que a tensão dos músculos aumente e a possibilidade de inflamações, lesões e desenvolvimento de doenças ocupacionais aumenta. Que tal prevenir todos estes problemas promovendo a Ginástica Laboral na sua empresa? Saiba como.

Alan Johnny Jacob é educador físico, especialista em Ginástica Laboral e coordenador da Elaborium Assessoria Esportiva e Empresarial. Ele confirma que, tanto para trabalhadores da indústria quanto para profissionais de escritório, as baixas temperaturas diminuem a circulação sanguínea, ocasionando problemas graves de saúde a médio e longo prazo.

Para evitar tais problemas, o educador aconselha que três vezes ao dia – no início, no meio e no final do expediente – os colaboradores façam uma pausa de 10 a 15 minutos em seus afazeres para realizarem atividades de aquecimento e alongamento.

“Deve-se iniciar com exercícios de aquecimento, ações mais dinâmicas, como: girar ombros, pescoço, punhos e braços e abrir e fechar as mãos. Após estas séries é que se colocam em prática os exercícios de alongamento”, explica Alan Jacob.

Tais exercícios podem ser realizados por iniciativa do próprio colaborador, mas em alguns casos, a presença de um educador físico ou fisioterapeuta é fundamental. Quem aconselha é o médico do trabalho Leslie Marc D’Haese, da Clínica do Trabalho.

“Em casos de trabalhos que têm atividades repetitivas ou de risco, é aconselhável a consultoria de um especialista sobre questões de ergonomia, exercícios específicos e sobre a necessidade de rodízio de funções para que o trabalhador não realize as mesmas ações por muito tempo”, indica o médico.

Abaixo, o Portal Competência divulga alguns exercícios de alongamento para serem aplicados aos profissionais da sua empresa. A ilustração foi extraída do livro “Alongue-se no Trabalho”, de autoria de Bob Anderson e publicação pela Summus Editorial.

 

Livro Alongue-se no Trabalho - Bob And.



Redação, Portal Competência