Esqueceu sua senha?

Portal Competência

19 de novembro de 2013
Administração


Estratégias de capacitação nas pequenas empresas

Ensino a distância tem sido uma das soluções

Estrategias de capacitacao nas pequenas empresas

Mais de 90% dos negócios brasileiros são de pequeno porte, segundo levantamento do Sebrae. Eles respondem por cerca de 50% dos trabalhadores com carteira assinada no país. Infelizmente, muitos desses empregados pertencem a expressiva parcela de mão de obra desqualificada que preocupa o Brasil.

O investimento dessas empresas em educação corporativa a distância pode ser uma das soluções para o grave problema do apagão de talentos nacional. Isso é o que afirma o diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância, o Doutor em Administração de Empresas, Luciano Sathler.

De acordo com dados do Sebrae Nacional, são classificadas como micro ou pequenas empresas aquelas com até 99 empregados e faturamento anual de até R$ 1,2 milhão. Segundo Luciano Sathler, nos últimos anos, empreendedores que atuam em negócios com este perfil têm aberto os olhos para o diferencial competitivo dos investimentos em capacitação.

“Os empresários brasileiros têm observado que, sem inovação, não tem como competir no atual mercado. E para alcançar essa inovação, uma cultura organizacional que privilegie a aprendizagem é fundamental”, relata o diretor da ABED.

Entre as alternativas estratégicas de educação corporativa para as pequenas empresas citadas por Sathler, estão: a associação a cooperativas, os programas de capacitação de entidades do sistema S (Senac, Sesc, Sescoop, Sebrae) e as ferramentas de EAD – Ensino a Distância. “Com a educação a distância, essas empresas terão mais agilidade em suas ações e custos menores”, defende.

Parcerias com fornecedores também são formas de trazer a capacitação para as pequenas empresas. Rodrigo Bellaver é proprietário do centro de estética Luz da Pele e é representante da marca de cosméticos Buona Vita, em Cuiabá. Para capacitar seus colaboradores, o empresário tem usufruído de uma série de treinamentos a distância ofertados pela Buona Vita por meio do sistema Dtcom de Educação e Comunicação Corporativa.

“Eu precisava muito capacitar meus funcionários para atenderem melhor aos clientes, zelarem pela saúde das pessoas e até corresponderem às exigências da Vigilância Sanitária. A parceria com a Buona Vita foi a nossa solução para isso”, declarou Bellaver.



Redação, Portal Competência