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Portal Competência

13 de agosto de 2013
Administração


Está de plantão no trabalho?

Semana entre Natal e Ano Novo é oportunidade para organizar a vida profissional

Esta de plantao no trabalho

Em grande parte das empresas o volume de trabalho diminui expressivamente na semana que fica entre o Natal e o Ano Novo. Algumas chegam a optar pelas desejadas férias coletivas, mas, outras, precisam manter colaboradores de plantão para atender possíveis demandas. Para os profissionais que ficam a postos durante esse período, mas sem a correria habitual dos afazeres cotidianos, a psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Cintia Bortotto, sugere a utilização do tempo livre de uma maneira inteligente e que pode fazer toda a diferença no ano de 2013.

Nada de ficar vagando pelas redes sociais à toa por horas, jogando conversa fora no telefone ou tirando aquela soneca na frente do computador. Que tal aproveitar o tempo livre que esse período oferece para refletir nos seus planos para o próximo ano e nos seus objetivos profissionais daqui pra frente? “A tranquilidade que essa semana nos dá possibilita ao colaborador uma reflexão sobre o ano que passou, suas conquistas e erros. Dessa forma, ele pode fazer um planejamento para 2013 mais consciente”, orienta Bortotto.

A consultora ainda aconselha os profissionais de plantão a organizarem o ambiente de trabalho para iniciarem o próximo ano ainda melhor. “É a hora de limpar os armários, arrumar os arquivos e pastas desorganizados, fazer backups nos computadores, limpar a caixa de e-mails, renovar a agenda telefônica; ou seja, fazer tudo aquilo que a gente precisa, mas nunca tem tempo para tanto em meio ao tumulto dos meses anteriores”, destaca Cintia.

Se ainda sobrar tempo a você, a dica é adquirir uma literatura interessante que pode acrescentar à sua vida profissional e se dedicar a ela durante o seu plantão. Cintia Bortotto vai além e indica a realização de cursos online durante essa semana. “São treinamentos práticos que podem ser assistidos a qualquer hora pela Internet, têm curta duração e custo acessível”, enfatiza a psicóloga.

Aproveite seu tempo para:

  • Organizar armários, arquivos e pastas
  • Fazer backup no computador
  • Limpar a caixa de e-mails
  • Renovar a agenda de contatos
  • Elaborar o seu planejamento de 2013
  • Dedicar-se a uma literatura que vai te acrescentar profissionalmente
  • Realizar cursos online


Redação, Portal Competência