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Portal Competência

27 de novembro de 2014
Educação Corporativa


A engenharia da pedagogia corporativa

Como o design instrucional pode potencializar cursos e treinamentos empresariais

A engenharia da pedagogia corporativa

Se a sua profissão ou cargo, de alguma forma, tem relação com a área de desenvolvimento humano da sua empresa, entender o conceito de design instrucional é fundamental. Em francês, o termo quer dizer “engenharia pedagógica”, ou seja, diz respeito a um conjunto de métodos e estratégias utilizadas para transmitir conhecimentos em um processo de ensino-aprendizagem.

Antigamente, o termo se relacionava em específico ao desenvolvimento de materiais didáticos impressos ou recursos para aulas presenciais. Hoje, com o advento das mais novas tecnologias e a democratização do ensino a distância, novas estratégias didáticas foram necessárias – voltadas, principalmente, ao universo digital – tornando o design instrucional ainda mais complexo e precioso.


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Adriana Yamaguchi é pedagoga e responsável pelo Design Instrucional dos treinamentos empresariais elaborados pela Dtcom – Educação e Comunicação Corporativa. Ela define o termo como um processo de ensino intencional e sistemático e cita algumas de suas principais fases logo abaixo.

“Planejamento, desenvolvimento e aplicação de estratégias específicas de ensino são algumas das etapas do design instrucional. Além de envolver também técnicas, materiais didáticos, atividades, sistemas de avaliação e recursos educacionais para promover a aprendizagem através de instrução”, esclarece a pedagoga da Dtcom.


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Ao contrário do que possa parecer, o design instrucional não se preocupa apenas com o layout dos recursos de ensino-aprendizagem. Adriana enfatiza que sua atuação é fundamental já no planejamento das ações de educação, pois “ele identifica o problema ou a necessidade de aprendizagem e busca uma solução por meio das etapas de desenho, implementação e avaliação”.

Para saber mais sobre o tema, fique atento a bibliografias disponíveis sobre o assunto. Infelizmente ainda há poucas obras traduzidas para o português, mas uma delas intitula-se “Design Instrucional Contextualizado”, editada pela Senac São Paulo e escrita pela professora e consultora Andrea Filatro. A mesma autora ainda publicou o livro “Design Instrucional na Prática”, pela editora Pearson / Prentice-Hall.



Redação, Portal Competência