Esqueceu sua senha?

Portal Competência

10 de outubro de 2014
Qualidade de Vida


Empresas que se vestem de rosa

O papel das organizações no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Empresas-que-s-vestem-de-rosa

O número de mulheres mortas por causa do câncer de mama no Brasil aumentou em 45% em 10 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Sabe-se que quanto antes for diagnosticada e tratada esta doença, maiores são as possibilidades de cura. Por isso a prevenção é tão importante e, também por conta disso, as empresas têm se despertado para o seu papel nesta luta!

Mesmo ações simples no contexto corporativo são capazes de fazer muito no que diz respeito ao câncer de mama! Nisto acreditam os gestores da HBSIS, empresa de tecnologia que possui 275 colaboradores. Aproveitando que outubro foi mundialmente consagrado como o mês de combate à doença, a CIPA – Comissão de Prevenção Interna de Acidentes elaborou uma ação diferenciada por semana para chamar a atenção do público interno.


Saiba mais em: Atendimento médico dentro da empresa


 

“Como se trata de um mês inteiro de campanha, estamos colocando em prática um planejamento por etapas a fim de despertar os profissionais durante todo o período e o assunto não ficar esquecido”, explica a presidente da CIPA, Elsa Ferreira. Sorteio de brindes entre os colaboradores que comparecem vestidos de rosa e a distribuição de materiais informativos sobre exame de toque e mamografia estão entre as ações da HBSIS.

A atitude que mais chamou a atenção dos colaboradores foi a distribuição de guias pré-autorizadas do plano de saúde entre mulheres em grupo de risco (funcionárias e parentes de trabalhadores) para facilitar a realização de preventivo. “Desta forma, eliminamos qualquer burocracia, é só aparecer no local e fazer o exame, as mulheres não têm desculpa para deixar de realizar a mamografia anualmente, como é indicado”, explica Elsa.


Saiba mais em: Benefício em Medicamentos


 

Rodas de conversa sobre o câncer de mama, cursos de automaquiagem e sorteios de kit de beleza para as colaboradoras são algumas das ações aplicadas nas unidades do Grupo Uninter. No dia 16 de outubro, o Grupo ainda promove o “Dia do Desafio”, quando toda a população está convidada a usar um lenço na cabeça, em solidariedade às pessoas que estão em tratamento da doença.

Segundo o consultor da QualyCorpore Saúde Corporativa, Maicon Mendonça Borba, a tendência é que, a cada ano, mais empresas se engajem neste tipo de campanha, independente do porte ou do perfil da organização. “As instituições estão mais atentas a essas ações pela responsabilidade social e porque interferem diretamente no desempenho e no engajamento dos colaboradores”, explica.



Redação, Portal Competência