Esqueceu sua senha?

Portal Competência

28 de agosto de 2013
Andréa Schoch


Educação Transmídia – Uma alternativa para a Educação Corporativa

Novidade ou coisa antiga?

Educacao Transmdia Uma alternativa para a Educacao Corporativa

Novidade ou coisa antiga?

Uma noite dessas, eu estava sentada na sala da minha casa, na companhia de minhas duas filhas: Stéphanie (22 anos) e Anne (18 anos).

Stéphanie, sempre muito curiosa, me perguntou: Mãe, o que significa transmídia?

Respondi com a definição que tinha ouvido do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira (SADEBR): “Transmídia  é a convergência de diferentes mídias a favor de uma causa…”.

Mas, é claro que a resposta curta não satisfez a moça. Então acessei meu computador e apresentei-lhe a imagem abaixo, uma adaptação:

Nessa altura do campeonato, as duas já estavam juntas, prestando atenção ao que eu falava.

Expliquei, então, que a transmídia é uma estratégia de comunicação que envolve o interlocutor, tornando-o participante do conteúdo apresentado. Esse conteúdo ganha continuidade por meio de várias mídias, oferecendo diferentes experiências a quem aprende.

Complementando, propus a elas: “Imaginem vocês, dentro ou fora de sua organização, acessando determinado conteúdo e tendo a oportunidade de ‘apreendê-lo’ por meio de diferentes mídias, com diferentes experiências”.

Elas acharam o máximo, e foi aí que a Anne emendou uma nova pergunta: “Isso tudo é novidade, não é?”

Respondi que poderia parecer mais uma grande novidade, porém a transmídia, que surgiu com a publicidade, é um termo repaginado que significa também “comunicação 360º” ou “comunicação integrada”.

Achei importante ressaltar que esse é um termo pouco explorado na área da Educação, o que nos permite afirmar, portanto, que surge uma nova tendência em Educação.

Nossa conversa foi longe… falamos de internet e de tudo que está ao dispor da geração do conteúdo e do compartilhamento. O nosso prazeroso papo foi finalizado com um beijo de boa-noite! Fomos todas dormir, pois no dia seguinte seríamos despertadas logo cedo pelo alarme do celular, iríamos consultar em nossos dispositivos móveis como seria o tempo naquele dia, se havíamos perdido alguma mensagem no celular, etc. e tal, provando os bons conectados que somos…

…Até a próxima, com mais informações sobre transmídia.

Abraço.

 

Veja Também: “Educação Corporativa – De olhos bem abertos para as métricas”



Andréa Schoch

Andréa Schoch é mestre em Educação pela PUC/PR, especializada em Educação a Distância. Trabalha há 20 anos com educação formal e há 15 anos com educação corporativa. Foi bolsista da Capes e pesquisadora do CNPq. Aprecia a psicologia, tem fé na vida, acredita na possibilidade de desenvolver pessoas via educação. Trabalha há seis anos na Direct to Company (Dtcom), empresa líder em capacitação a distância.