Esqueceu sua senha?

Portal Competência

9 de agosto de 2013
Recursos Humanos


É hora de reter talentos

Mudanças no mercado exigem do RH medidas para evitar a saída de bons profissionais

e hora de reter talentos

Evitar o desligamento de profissionais qualificados tem sido uma das prioridades dos gestores de RH brasileiros em 2013. Ao menos é isso que identificou recente pesquisa realizada pela consultoria Michael Page.

O estudo revelou que 95% dos executivos de RH entrevistados planejam medidas para reter os talentos de suas organizações. O aquecimento do mercado de trabalho e a escassez de mão de obra qualificada são alguns dos motivos apontados como responsáveis por tamanha preocupação.

Abaixo, consultores de recursos humanos dão sugestões para que você também zele pelos colaboradores da sua empresa.

A revolução tecnológica tem eliminado do mercado de trabalho antigas funções, criado novos cargos, valorizado habilidades comportamentais e exigido capacitações extras.

Diante disso, conservar um profissional qualificado para atuar nestes novos contextos nunca foi tão importante. Isso afirma a coordenadora da área de Experiência à Ação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR), Andréa Gauté. Para ela, os dados levantados pela Michael Page e citados acima refletem esse panorama.

Ao sugerir medidas para auxiliar o setor de recursos humanos a segurar bons profissionais em suas empresas, Andréa alerta: “as organizações não podem mais achar que para reter talentos basta oferecer bons salários.

Os profissionais de hoje querem se sentir parte integrante das causas da empresa, precisam ser desafiados e, é claro, gozar de qualidade de vida no ambiente de trabalho”, explica.

Em concordância com as declarações da coordenadora da ABRH está o consultor da Cia do RH, Cassio Henrique Fabregat. Ele ainda cita outras ações que conseguem motivar o colaborador e fazê-lo permanecer na empresa. “Oferecer flexibilidade de horários, oportunidades de capacitação por meio de treinamentos e cursos, plano de cargos e salários e benefícios na área de saúde e educação, principalmente”, reforça Fabregat.

Conscientize as lideranças

Um líder inspirador é fundamental para reter um profissional em uma empresa segunda Andréa Gauté. Para ela, uma das medias essenciais a serem tomadas pelo RH é a capacitação dos gestores da empresa no que diz respeito ao relacionamento com suas equipes.

“Esses líderes precisam saber avaliar o perfil dos profissionais que têm à disposição, saber quais são as suas aspirações e o momento de vida pelo qual estão passando. Só assim a empresa poderá satisfazer seus anseios a fim de que permaneçam na organização”, orienta a coordenadora da ABRH-PR.



Redação, Portal Competência