Esqueceu sua senha?

Portal Competência

5 de dezembro de 2014
Qualidade de Vida


O dresscode das festas comemorativas

Orientar colaboradores sobre a vestimenta ideal evita constrangimentos

O dresscode das festas comemorativas

Não se deve preocupar com a imagem profissional apenas no ambiente de trabalho. Em qualquer lugar e a qualquer momento podemos ter contato com pessoas importantes para a nossa carreira e precisamos transmitir a elas uma aparência conveniente“.

A frase acima é da consultora de imagem Mariana Assad. Ela defende que as festas comemorativas promovidas pelas empresas no final do ano não devem ser ocasião para extravagâncias ou desleixos e, por conta disto, sugere que as empresas orientem seus colaboradores sobre o dresscode ideal para estes eventos.


Saiba mais em: O marketing pessoal nas festas


“A empresa deve diagnosticar já no convite do evento a indicação da vestimenta apropriada, seja esporte, passeio ou à rigor e, se for o caso, conceder explicações mais detalhadas”, explica Mariana.

Sobre as roupas que devem ser evitadas nestas ocasiões, mas que, por vezes, acabam sendo a opção dos profissionais, a consultora Lilia Damiani ressalta: “se faz necessário criar um visual que não agrida as pessoas ou desmoralize a imagem da empresa. É sempre bom evitar decotes avantajados, transparências, roupas curtas ou muito justas, tudo o que for dar muita evidência de forma sensual ao corpo não é elegante ou apropriado”.

Os homens também precisam ser orientados. De acordo com Lilia, geralmente eles pecam pelo desleixo nestas horas. “Eles devem cuidar com o visual descontraído demais e, caso seja uma festa mais formal ou sofisticada, evitar tênis e calças jeans claras e rasgadas. Uma camisa com uma calça jeans escura de corte reto e um sapato semiformal constrói uma imagem moderna, apropriada e fácil de reproduzir”, indica.

Abaixo, algumas explicações das consultoras para escolher o dress code mais conveniente para a festa sua empresa.

Esporte – É um traje mais casual. Costuma ser indicado para comemorações realizadas durante o dia, como churrascos e almoços informais. Vale ressaltar, neste caso, que a informalidade não é desculpa para o desleixo. As mulheres devem evitar os shorts e saias curtas (no máximo, cinco dedos acima dos joelhos é o indicado) e decotes avantajados. Os homens devem passar longe dos chinelos e camisetas desgastadas ou com dizeres inapropriados, mas podem optar por bermudas de sarja e camisas polos.

Passeio ou Esporte Fino – Um pouco mais formal que o traje esporte, ele é indicado para coquetéis, eventos em cafés coloniais mais requintados etc. A ele se acrescenta um toque de formalidade, mas sem brilho ou joias poderosas.


Saiba mais em: Cautela nos eventos de fim de ano


Passeio Completo ou Social – Para eventos comemorativos com clima de festa elegante mesmo. Este traje é o adequado para jantares e coquetéis noturnos. É a hora da formalidade, mas sem look de Oscar. Os vestidos curtos com pouco brilho e  blazers e ternos com saias são aconselhados, só deve-se cuidar com comprimentos e decotes. Passar longe dos jeans e das camisetas.

Gala ou À Rigor – Para grandes comemorações de gala. Geralmente são eventos envolvendo a diretoria e a presidência. Ocasiões para aquelas roupas com tom de festa de casamento.

 

 

 

 

 



Redação, Portal Competência