Esqueceu sua senha?

Portal Competência

28 de agosto de 2013
Andréa Schoch


Dois em uma só carne: Educação Corporativa + Foco

Casamento perfeito que gera RESULTADO ORGANIZACIONAL, em outras palavras, SUCESSO!

educacao corporativa

Casamento perfeito que gera RESULTADO ORGANIZACIONAL, em outras palavras, SUCESSO!

Eu percorria muito tranquila a areia da praia. Estava em Itapema, Santa Catarina, em plenas férias de verão, fazendo minha caminhada matinal. As águas calmas de um mar maravilhoso, o céu azul-claro, num cenário paradisíaco, proporcionavam-me pura reposição das energias.

Após percorrer um bom trecho de caminhada, retornei ao ponto de origem, na areia, e decidi me sentar numa daquelas confortáveis cadeiras de praia. Percebi, ao meu lado, também acomodada em uma cadeira, uma moça muito simpática, que me cumprimentou com um “bom dia”.

Respondi ao cumprimento pensando se tratar apenas de um gesto de educação. Porém, para a minha surpresa, ela continuou a conversar comigo. Disse que acompanhava a coluna de Educação Corporativa do Portal Competência e que lia os textos por mim postados, pois era diretora executiva de uma MULTINACIONAL que investia em desenvolvimento dos colaboradores.

Perguntei qual dos artigos tinham sido mais significativos para ela. Respondeu-me que todos foram importantes, porém um deles impactou mais, pois o tinha lido num momento em que haviam definido o planejamento estratégico para 2013, tratava-se do artigo: “De olhos bem abertos para as métricas” (disponível em: <http://www.portalcompetencia.com.br/colunista/167/de-olhos-bem-abertos-para-as-metricas>).

Disse que, após a leitura, reuniu os demais diretores da empresa e a área de Gestão de Pessoas (responsável pela Universidade Corporativa), e, juntos, alinharam ainda mais o planejamento estratégico às ações da educação corporativa, afinando detalhes do desenho dos resultados esperados, com foco total.

Sugeri a ela que acompanhasse o meu próximo artigo, em que contaria sobre nosso encontro e deixaria, de presente, para todos os nossos interlocutores que vivenciam situações similares, a descrição dos procedimentos fundamentais para alcançar resultados organizacionais via Educação Corporativa revestida de foco. Abaixo, apresento o resumo dos passos e dicas, aproveite! Até o próximo artigo!

Resumo dos procedimentos fundamentais para alcançar resultados organizacionais via Educação Corporativa, com foco:

Ter definido de forma clara para todos:

O negócio, a missão, a visão e os objetivos globais e operacionais da organização.

Dicas

Sobre o Negócio, pergunte-se:

  • Qual é o negócio da organização?
  • Quem é o seu cliente?
  • O que é de valor para o cliente?

Sobre a Missão, pergunte-se:

  • Qual a razão da existência da sua organização?
  • Quais são os nossos princípios básicos, em que acreditamos?

Sobre a Visão, pergunte-se:

  • O que queremos ser? Que lugar queremos ocupar?

Sobre os objetivos globais, pergunte-se:

  • Que resultados globais queremos alcançar dentro de X tempo?

Sobre os objetivos operacionais, por área, pergunte-se:

  • Que resultados queremos alcançar, por área, dentro de X tempo?

 Após ter clareza sobre quais objetivos operacionais precisam ser alcançados, por área, elenque as habilidades e competências necessárias aos colaboradores para atingir esses objetivos.

Dica: Para cada objetivo operacional proposto, destaque o desdobramento do objetivo em ações e cheque as habilidades e competências dos colaboradores, levantando os GAPS, isto é, aquelas competências ou habilidades que não existem ou que necessitam ser implementadas.

Estabeleça o programa de capacitação baseado nas necessidades levantadas (GAPS) sem perder o foco em resultados. Estabeleça as prioridades de investimento.

Escolha a forma de capacitação. Sugerimos investir em plataformas de educação corporativa a distância, pelas vantagens que oferecem:

  • Flexibilidade;
  • Autonomia e participação do aluno;
  • Relação entre ensino e trabalho;
  • Menor custo;
  • Pedagogia inovadora;
  • Interatividade;
  • Apoio de conteúdos digitais diversos (links, wikis, textos, hipertextos, vídeos etc.);
  • Conteúdos orientados para aplicabilidade.

Defina os profissionais que farão a capacitação.

Dica: Lembre-se, cresce cada vez mais o número de gerentes internos que capacitam os demais colaboradores, essa é uma tendência da Educação Corporativa contemporânea.

Mensure os resultados da capacitação e dos investimentos.

Dica: Mensure qual foi o índice de aumento da produtividade, o grau de comprometimento dos colaboradores e a capacidade de entrega conforme os objetivos operacionais elencados.

 

Veja Também: “Storytelling funciona para educação corporativa a distância ?” 



Andréa Schoch

Andréa Schoch é mestre em Educação pela PUC/PR, especializada em Educação a Distância. Trabalha há 20 anos com educação formal e há 15 anos com educação corporativa. Foi bolsista da Capes e pesquisadora do CNPq. Aprecia a psicologia, tem fé na vida, acredita na possibilidade de desenvolver pessoas via educação. Trabalha há seis anos na Direct to Company (Dtcom), empresa líder em capacitação a distância.